SóProvas


ID
2897917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Educadores, psicólogos e cientistas vêm há muito tempo tentando explicar como transcorre o aprendizado de biologia, construindo diferentes teorias que, uma vez aceitas e adotadas, podem fundamentar o trabalho do professor em sala de aula. Essas teorias se baseiam em observações e em experiências que visam buscar elementos, com o objetivo de prever o comportamento dos estudantes e assim orientar atividades docentes. Na literatura sobre o assunto, são reconhecidas algumas tendências que influíram profundamente nos processos educacionais nas décadas de 50 a 80 do século passado.

Myriam Krasilchik. Prática de ensino de biologia.

São Paulo: EdUSP, 2004, p. 23 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.


A teoria sociocultural foi desenvolvida na década de 90 do século passado e reconheceu o papel central do professor na escola para a formação sociocultural, tendo sido fundamental para alavancar o ensino da biologia integrada à sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Teoria sociocultural: A relação professor-aluno é horizontal e não imposta. Para que o processo educacional seja real é necessário que o educador se torne educando e o educado por sua vez, educador. O homem assumirá posição de sujeito de sua própria educação e, para que isto ocorra, deverá estar conscientizado do processo: é, portanto, muito difícil pretender participar de um processo educativo que por sua vez, é processo de conscientização, a menos que seja consciente de si e de tal processo. Um professor que esteja engajado numa prática transformadora procurará desmistificar e questionar, com o aluno, a cultura dominante, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um deles analise seu contexto e produza cultura. 

    Fonte: pedagogiaaopedaletra/abordagemsociocultural

  • E

  • "Crítico-social dos conteúdos” ou "Histórico-Crítica" - Tendência que apareceu no Brasil nos fins dos anos 70, acentua a prioridade de focar os conteúdos no seu confronto com as realidades sociais, é necessário enfatizar o conhecimento histórico. Prepara o aluno para o mundo adulto, com participação organizada e ativa na democratização da sociedade; por meio da aquisição de conteúdos e da socialização. É o mediador entre conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.

    Após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), ideias como de Piaget, Vygotsky e Wallon foram muito difundidas, tendo uma perspectiva sócio-histórica e são interacionistas, isto é, acreditam que o conhecimento se dá pela interação entre o sujeito e um objeto.

    Fonte: Brasil escola

  • A teoria sociocultural foi desenvolvida por VYGOTSKY e remete ao conceito de aprendizagem.

    A revista NOVA ESCOLA enfatiza que para o autor VYGOTSKY "a aprendizagem é uma atividade conjunta, em que relações colaborativas entre alunos podem e devem ter espaço" e isso remete a propria teoria SOCIOCULTURAL de aprendizagem.

    FONTE NO TEXTO DA REVISTA NOVA ESCOLA: Vygotsky e o conceito da aprendizagem mediada.

  • É falsa, porque, não é na década de 90 que a tendência sociointeracionista ganha corpo no ocidente. No contexto do texto associado, afirma que a literatura sobre algumas tendências que influenciaram os processos educacionais ocorreram nas décadas de 50 a 80 do século passado. No ocidente, a teoria sociointeracionista, ganharia importância nos anos 70, tornando-se referência para a psicologia da educação.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre tendências relativas ao aprendizado de Biologia.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A tendência sociocultural realmente destacou o papel central do professor no fazer educacional, visando possibilitar o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, a referida teoria enfatiza a importância sociocultural (do meio) no processo de aprendizagem e não uma formação sociocultural, em si mesma, como sugere a questão. Isso porque a formação se dá por meio de uma relação entre sujeito e sociedade. Além disso, destaque-se que a teoria sociocultural fundada por Vygotsky (1896 - 1934) teve desenvolvimento marcante, na área educacional, na década de 1980.


    REFERÊNCIA

    Myriam Krasilchik. Prática de ensino de biologia. São Paulo: EdUSP, 2004, p. 23


    Gabarito do Professor: ERRADO.