SóProvas


ID
2898031
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Do direito do mais forte

            Nunca o mais forte o é tanto para ser sempre senhor, se não converte a força em direito, e em dever a obediência; eis donde vem o direito do mais forte, direito que irônica e aparentemente se tomou, e na realidade se estabeleceu em princípios. A força é um poder físico, não imagino qual moralidade possa resultar de seus efeitos; ceder à força é ato preciso, e não voluntário, ou quando muito prudente: em que sentido pode ser uma obrigação?

            Suponhamos por um momento esse pretendido direito. Eu afirmo que dele só dimana o caos inexplicável; pois logo que a força faz o direito, com a causa muda o efeito, e toda força que excede a primeira toma o lugar de direito dela. Logo que a salvo podes desobedecer, legitimamente o fazes, e, como tem sempre razão o mais forte, tratemos só de o ser. Qual é, pois, o direito que resta, quando cessa a força? Se por força cumpre obedecer, desnecessário é o direito; e se não somos forçados a obedecer, que obrigação nos resta de o fazer? Logo, está claro que a palavra direito nada ajunta à força, e não tem aqui significação alguma.

(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o termo “o” está empregado no contexto como pronome, retomando informação precedente.

Alternativas
Comentários
  • Só para constar: o D também é pronome (demonstrativo).

  • Tratemos só do mais forte ser!

  • Gabarito: E.

    "Logo que a salvo podes desobedecer, legitimamente o fazes, e, como tem sempre razão o mais forte, tratemos só de o ser."

    Ser quem? O mais forte.

  • Eu também entendi que na letra D era pronome.

  • Na alternativa D, há pronome demonstrativo, porém o comando da questão pede que o pronome retome o termo anterior.

    '

  • Fui logo procurando o verbo, visto que o pronome, até onde eu sei, acompanha o verbo. Então só tinha a letra E por exclusão =D

    Se eu estiver errada, por gentileza, corrijam-me na DM, pois se só comentar acima da questão, eu não vou ver :(

  • GABARITO: LETRA E

    ===> Vamos nos atentar à questão: ela quer um pronome, e ele deve retomar um termo anterior.

    Suponhamos por um momento esse pretendido direito. Eu afirmo que dele só dimana o caos inexplicável; pois logo que a força faz o direito, com a causa muda o efeito, e toda força que excede a primeira toma o lugar de direito dela. Logo que a salvo podes desobedecer, legitimamente o fazes, e, como tem sempre razão o mais forte, tratemos só de o ser.

    ===> Letra D ===> o mais forte ===> "o" pronome demonstrativo, equivalendo a "aquele", porém não retoma nenhum termo anterior.

    ===> Letra E ===> tratemos só de o ser ===> de ser ISSO (o mais forte), pronome demonstrativo (retomando um termo); logo temos a nossa resposta.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito - Letra E.

    a) “caos” é substantivo, por isso “o” é artigo.

    b) “efeito” é substantivo, por isso “o” é artigo.

    c) “lugar” é substantivo, por isso “o” é artigo.

    d) o artigo “o” é seguido do advérbio de intensificação “mais” e do adjetivo “forte”, marcando um superlativo (o mais forte).

    e) é a correta, pois, em “tratemos só de o ser”, há o pronome demonstrativo “o”, que tem o mesmo sentido de “isso”. Tal pronome retoma o adjetivo “forte” (tratemos de ser forte) , por isso retoma informação anterior.