-
GAB: C
Ao usar informações apresentadas pela entidade, o auditor deve avaliar se as informações são suficientemente confiáveis para os seus propósitos, incluindo, como necessário nas circunstâncias:
(a) obter evidência de auditoria sobre a exatidão e integridade das informações; e
(b) avaliar se as informações são suficientemente precisas e detalhadas para os fins da auditoria.
Ou seja, satisfazendo esses requisitos a informação dada pela entidade pode ser valida para o auditor.
-
NBC TA 500
9. Ao usar informações apresentadas pela entidade, o auditor deve avaliar se as informações são suficientemente confiáveis para os seus propósitos, incluindo, como necessário nas circunstâncias:
(a) obter evidência de auditoria sobre a exatidão e integridade das informações (ver itens A49 e A50); e
(b) avaliar se as informações são suficientemente precisas e detalhadas para os fins da auditoria (ver item A51).
-
a) (CORRETA) A10. Como exigido e explicado adicionalmente pela NBC TA 315 e pela NBC TA 330, a evidência de auditoria para a obtenção de conclusões para fundamentar a opinião do auditor é conseguida pela execução de:
(a) procedimentos de avaliação de riscos; e
(b) procedimentos adicionais de auditoria, que abrangem:
(i) testes de controles, quando exigidos pelas normas de auditoria ou quando o auditor assim escolheu; e
(ii) procedimentos substantivos, inclusive testes de detalhes e procedimentos analíticos substantivos
b)(CORRETA) A20. A reexecução envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade
c) (ERRADA) A49. Para que o auditor obtenha evidência de auditoria confiável, as informações apresentadas pela entidade que sejam utilizadas para a execução dos procedimentos de auditoria precisam ser suficientemente completas e exatas.
d) (CORRETA)5. (d) Especialista da administração é uma pessoa ou organização com especialização em uma área, que não contabilidade ou auditoria, cujo trabalho naquela área de especialização é utilizado pela entidade para ajudá-la na elaboração das demonstrações contábeis.
NBC TA 500
-
A letra C é falsa, uma vez que a evidência gerada internamente, apesar de ser menos confiável, em tese, essa não é uma verdade absoluta. O fato de ter sido gerada internamente não significa que é totalmente desprezível para a auditoria. Isso dependerá do fato de o auditor conseguir avaliar tal evidência, corroborar com outros elementos etc. cada caso é um caso. Embora se afirmar que a evidência interna é menos confiável esteja correto, isso não implica no seu imediato e sumário descarte. A letra D (verdadeira), inclusive, respalda essa explicação.
Resposta: C