SóProvas


ID
2900428
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Até recentemente, a relação entre pessoas e organizações era considerada antagônica e conflitante; a empresa, visando lucro, máxima aplicação de recursos físicos e financeiros, produtividade etc., e as pessoas visando bons salários, benefícios, lazer, segurança no trabalho e no emprego etc. Geralmente, a relação era baseada no “ganha-perde”. Atualmente, já se preconiza a relação do “ganha-ganha”. Quais os requisitos para se aplicar esta solução?

Alternativas
Comentários
  • Chiavenato, “requer negociação, participação e sinergia de esforços” (CHIAVENATO, 1999, p.5).

    https://www.ebah.com.br/content/ABAAABSvkAE/admistracao-gestao-pessoas-enfermagem?part=2

  • Pense em dois jogos: tênis e frescobol.

    No tênis, achamos a relação ganha-perde. Quando a bolinha toca no chão, há um vencedor e um perdedor.

    No frescobol, achamos a relação ganha-ganha. Quando a bolinha permanece sem tocar o solo, todos ganham. Para isso, necessitamos de negociação, participação e sinergia de esforços.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • GABARITO: C

    Até recentemente, a relação entre pessoas e organizações era considerada antagônica e conflitante; a empresa visando lucro, máxima aplicação de recursos físicos e financeiros, produtividade etc. e as pessoas visando bons salários, benefícios, lazer, segurança no trabalho e no emprego etc. Geralmente a relação era baseada no “ganha-perde”, ou seja para um ganhar o outro necessariamente teria que perder.

    Atualmente, já se preconiza a relação do “ganha-ganha”. Esta solução, de acordo com Chiavenato, “requer negociação, participação e sinergia de esforços” (CHIAVENATO, 1999, p.5).

    FONTE: file:///home/chronos/u-9b39a7b67e871e724d26e74b35594fd71634cb2f/Downloads/GEST%C3%83O%20DE%20PESSOAS%20NAS%20ORGANIZA%C3%87%C3%95ES..pdf

    Abraços.

  • Acertei, mas pelamor, pegou do rodapé do Chiavenato. Só decorando o livro do cara mesmo.