SóProvas


ID
2900710
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No princípio da administração pública é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Dona INÊS do PARÁ, e o concurso da novacap-df?

  • GAB. : A

    Quanto a letra D, o modelo de Administração adotado é o modelo gerencial, desde a EC nº 19, ele não é baseado na meritocracia, mas no princípio da eficiência e de zelo pelo resultado, na tentativa de desburocratização.

  • Primeira questão dada que eu vejo do INAZ do Pará

  • Eu li a A umas 4 vezes procurando a casca de banana.

  • Gabarito A

    Constituição Federal: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...]

    Tudo posso Naquele que me fortalece! 

  • Eu também, Alex Amarante! Por incrível que pareça, é uma questão de 2018. Os outros itens até que tornariam a questão extremamente interessante não fosse a letra "a" ser dada "de graça".

  • Questão dada é questão acertada!!!

  • Esse tipo de Questão não cai na minha prova rsrsrsrs

  • Gabarito A.

  • Erre uma questão como essa e terás a certeza que 2.989 pessoas passarão na sua f\rente.

  • é aquela questão que a pessoa fica na paranoia que tem uma pegadinha escondida no item certo kkkkkkk

  • é fácil a ponto de você ter medo de errar

  • Fiquei na dúvida se a alternativa A estava correta, mas percebi que as demais estavam absurdamente erradas , então só restava a letra A como opção.

    Logo para os não assinantes assim como eu rsrsrsrrs, gabarito A.

  • B) Os princípios orientam o administrador no alcance do interesse público.

    C) O segredo de justiça é uma exceção ao princípio da publicidade.

    D) Controle de resultados.

    E) É fundamental.

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    FONTE: CF 1988

  • Vejamos as assertivas lançadas pela Banca:

    a) Certo:

    Cuida-se de proposição afinada com o teor do art. 37, caput, da CRFB:

    "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:"

    Logo, sem equívocos.

    b) Errado:

    Chega a ser um tanto nonsense a presente afirmativa, tornando até mesmo difícil de ser comentada. Por evidente, é de todo incorreto pretender sustentar que os princípios informativos da administração pública foram criados na preocupação de orientar seus administradores públicos com "leis Inflacionárias", quando, na verdade, referidos postulados objetivam traçar padrões de condutas relativas a toda a atividade administrativa.

    c) Errado:

    O princípio da publicidade não ostenta caráter absoluto, cedendo vez a casos excepcionais, nos quais sobressaia a necessidade de sigilo, para preservação da segurança da sociedade e do Estado, conforme deixa claro o art. 5º, XXXIII, da CRFB. No âmbito de tais exceções, inserem-se os casos de decretação de segredo de justiça, a cujos processos têm acesso apenas as partes neles envolvidas.

    d) Errado:

    No atual modelo de administração pública, chamado de gerencial, em rigor, sobressai o controle de resultados, e não o controle de processos, sendo que este último, na verdade, era marcante na denominada administração burocrática.

    e) Errado:

    Item que utiliza texto um bastante truncado. Nada obstante, não há como concordar com seu teor. Os princípios norteadores da Administração Pública são, sim, de fundamental importância no que tange às formas de participação do povo na gestão da coisa pública. Cite-se aqui, em especial, o princípio da publicidade, que demanda transparência em toda a atividade administrativa, a fim de possibilitar que os atos e decisões do Poder Público sejam de conhecimento de todos os cidadãos, seja para que possam ser cumpridos, seja, ainda, em ordem a que sejam objeto do devido controle, sob os ângulos de mérito e de legalidade.


    Gabarito do professor: A