SóProvas


ID
2901634
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, para a organização da administração pública direta e indireta, inclusive as fundações instituídas ou mantidas por qualquer dos Poderes do Estado, é obrigatório o cumprimento, entre outras, da seguinte norma:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    O art. 37, inciso VII da Constituição Federal de 1988 estabelece que:

     

    o DIREITO DE GREVE  será exercido nos termos e nos limites definidos em LEI ESPECÍFICA.

  • Constituição do Estado de São Paulo

    Artigo 115 Para a organização da administração pública direta e indireta, inclusive as fundações instituídas ou mantidas por qualquer dos Poderes do Estado, é obrigatório o cumprimento das seguintes normas:

    VIII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; 

  • o   Gabarito: D.

    .

    Todos os incisos abaixo mencionados pertencem ao artigo 115 da Constituição do Estado de São Paulo.

    .

    A. Errada. Não é possível fixar um limite de idade para o ingresso por concurso público seja na Administração Direta ou Indireta. Será respeitado, todavia, o limite constitucional para aposentadoria compulsória. Ou seja: se você já ultrapassou a data fixada para aposentadoria compulsória, não poderá ingressar no serviço público, pois, em regra, já deveria ter se aposentado.

    XXVII - é vedada a estipulação de limite de idade para ingresso por concurso público na administração direta, empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia e fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público, respeitando-se apenas o limite constitucional para aposentadoria compulsória.

    .

    B. Errada. A Constituição do Estado de SP fixa o mesmo prazo de validade para concursos da CF, ou seja, dois anos - e não quatro, como afirma a questão -, sendo o limite prorrogável por igual período.

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período. A nomeação do candidato aprovado obedecerá à ordem de classificação;

    .

    C. Errada. O artigo determina que todo dirigente da Administração Indireta fará a obrigatória declaração pública de bens antes da posse e depois do desligamento. Além disso, a CE determina em diversos dispositivos que ocorra tal declaração quando da ocupação e desocupação de outros cargos (Conselheiros do Tribunal de Contas, Governador e Vice-Governador, Secretários de Estado, Procurador-Geral de Justiça, Procurador Geral do Estado, Delegado Geral da Polícia Civil, Comandante Geral da Polícia Militar).

    Qual o objetivo dessa declaração? Verificar se o ocupante do cargo não se enriqueceu indevidamente às suas custas. Por isso é necessária a declaração de bens no ato da posse e após o desligamento, para que seja possível conferir a diferença na situação patrimonial de antes e depois.

    XXIV - é obrigatória a declaração pública de bens, antes da posse e depois do desligamento, de todo o dirigente de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia e fundação instituída ou mantida pelo Poder Público;

    .

    D. Correta, letra de lei.

    VIII – o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;

    .

    E. Errada. A proibição de acumular abrange a Administração Direta e Indireta, bem como as sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público.

    XIX - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público;