Gab. ERRADO.
A análise econômico‐financeira do interessado deve ser feita antes, durante e depois do cadastramento.
O setor de compras deve manter informações devidamente documentadas sobre o comportamento do fornecedor, de modo a permitir uma consulta rápida e objetiva quando da necessidade de novos fornecimentos.
Tais informações permitem aos compradores decisões relacionadas à:
- Interrupção de aquisição de produtos do fornecedor, esclarecendo os motivos devidamente documentados de sua eliminação do portfolio de fornecedores da empresa;
- Esclarecimento a fornecedores idôneos sobre os motivos da preferência por outro fornecedor, solicitando que reforcem a qualidade de fornecimento;
- Acompanhamento e controle das condições de fornecimento ao longo do tempo;
- Fornecimento de subsídios ao comprador, para reforçar sua posição por ocasião da negociação de um novo pedido. Além de controlar a evolução dos preços, permite impor condições para corrigir deficiências observadas em fornecimentos anteriores.
A saúde financeira da empresa fornecedora também deve ser considerada porque problemas de fluxo de caixa poderão incorrer em dificuldades para saldar suas faturas e, consequentemente, dificuldade para a obtenção de materiais. Isso poderá resultar em problemas para entregar os pedidos na data prevista e em manter a qualidade de seus produtos.
Obs.: A análise econômico-financeira é constatada por meio dos balanços, referências bancárias e cartas de crédito. Normalmente, opta-se por cadastrar somente as empresas tidas como solventes.
LORENI TERESINHA BRANDALISE - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
Gabarito: ERRADO
Procedimentos para Cadastro de Fornecedores:
Fase Inicial - Análise Preliminar:
1 - Análise Social: Ato de Constituição
2 - Análise Econômica - Financeira: Balanços e Referências Bancárias
3- Análise Ténica-Preliminar: Atestado de Capacidade Técnica.
Fase Final: Análise Complementar:
1 - Análise Jurídica: Certidões Negativas de Feito Executivo
2- Análise Técnica Conclusiva: Visita Técnica.