SóProvas


ID
2902420
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                 Progresso, enfim


      Em atraso nas grandes reformas da Previdência Social e do sistema de impostos, o Brasil tem obtido avanços em uma agenda que, tomada em seu conjunto, mostra-se igualmente essencial – a da melhora do ambiente de negócios.

      Trata-se de objetivos tão diferentes quanto facilitar a criação de empresas, reduzir o custo de licenças ou ampliar o acesso ao crédito. Grande parte dessas providências não depende de votações no Congresso, mas sim do combate persistente a empecilhos burocráticos e ineficiências do setor público.

      A boa notícia é que o país subiu 16 posições no mais conhecido ranking dessa modalidade, divulgado a cada ano pelo Banco Mundial. A má é que a 109a colocação, num total de 190 nações consideradas, permanece vergonhosa.

      O progresso ocorreu, basicamente, em quatro indicadores – fornecimento de energia elétrica, prazo para abertura de empresa com registro eletrônico, acesso à informação de crédito e certificação eletrônica de origem para importações.

      Pela primeira vez em 16 anos de publicação do relatório, o desempenho brasileiro se destacou na América Latina. Os países mais bem posicionados da região, casos de México (54° lugar), Chile (56° ) e Colômbia (65° ), apresentaram pouca ou nenhuma melhora.

      Numa perspectiva mais ampla, o ambiente de negócios vai se tornando mais amigável na maior parte do mundo. A edição mais recente do ranking catalogou número recorde de 314 reformas realizadas em 128 economias desenvolvidas e emergentes no período 2017/2018.

      Fica claro, no documento, que o maior atraso relativo do Brasil se dá no pagamento de impostos, dados a carga elevada e o emaranhado de regras dos tributos incidentes sobre o consumo. Nesse quesito em particular, o país ocupa um trágico 184° lugar no ranking.

      O caminho óbvio a seguir nesse caso é uma reforma ambiciosa, que racionalize essa modalidade de taxação. Mesmo que não seja possível abrir mão de receitas, a simplificação já traria ganhos substanciais em eficiência ao setor produtivo.

                                    (Editorial, Folha de S.Paulo, 06.11.2018. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a reescrita de passagem do texto está correta quanto à norma-padrão de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Visto os erros na alternativa A, vou comentá-la.

    Qual o erro da A? É a inserção indevida de vírgula nessa parte grifada: "O Brasil, segundo a boa notícia, subiu 16 posições no ranking do Banco Mundial; se bem que, (Essa vírgula aqui)ainda está na 109ª colocação, num total de 190 nações consideradas."

    O correto seria:

    "O Brasil, segundo a boa notícia, subiu 16 posições no ranking do Banco Mundial; se bem que ainda está na 109º colocação, num total de 190 nações consideradas"

    ------------

    GABARITO: LETRA B.

  • Na minha visão todas estão pontuadas de modo equivocado. A menos errada, tendo que escolher uma alternativa, seria a letra "A".

  • Letra B Correta

     

    Nela, temos vírgulas indicando o deslocamento de ADJ.Adverbial e uma evidenciando uma oração subordinada adjetiva explicativa.

  • Ué, mas aquela vírgula na letra A, ao meu ver, está indicando uma pausa na fala. O que há de errado afinal?

  • Mas a assertiva B não reescreve a ideia do período por completo, ficando vago. Por tal motivo a questão deveria ser anulada. Tudo bem que a pontuação está correta, porém não transparece o porquê, a causa. Ficando assim sem passar a ideia.

    Assinale a alternativa em que a reescrita de passagem do texto está correta quanto à norma-padrão de pontuação

    Esse enunciado quebra as pernas da gente.

  • Não vejo erro na alternativa A: "O Brasil, segundo a boa notícia, subiu 16 posições no ranking do Banco Mundial; se bem que, ainda está na 109ª colocação, num total de 190 nações consideradas." Um colega apontou erro quanto a vírgula na parte sublinhada, mas eu entendo que está correto esse trecho estar entre vírgulas, pois está deslocado. "se bem que num total de 190 nações consideradas, ainda está na 109ª colocação.

    Quem come com pressa, come cru. Eu li a A e já marquei, depois que errei, li a B e pra mim, também está certa, talvez mais que a A, já que tive dúvidas após ler os comentários.

  • o que tem de errado na A?

  • PRA MIM O ERRO DA A É QUE DEVIA TER UMA VÍRGULA ANTES DO RANKING DO BANCO MUNDIAL, POR SER UM ADJ ADV LONGO.

  • Pois é, eu também não vejo erro na alternativa "A".

  • Letra B

     

    Sobre a A

     

    se bem que = conjunção  concessiva

     

     Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que,se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.

     

    Nota importante:

    Quando a conjunção iniciar a oração, o uso da vírgula será dispensado.

    Exemplo: Gostaria de parabenizá-lo pelo desempenho, pois percebi seu esforço.

     

    ...; se bem que  , ainda está na 109ª colocação, num total de 190 nações consideradas.

     

    Sigam :@gigica.concurseira

  • A questão não é difícil,mas é um pouco controversa. Vamos pedir comentário!

  • Pedir comentário do professor do QC!

  • Como muita gente ficou com dúvida em relação ao erro da alternativa "a":

    "Se bem que" é uma conjunção. Em começo de frase, conjunção não deve ser seguida de vírgula, pois ela tem a função de ligar uma oração a outra. Quando está deslocada na frase, deve aparecer entre vírgulas, pois há intercalação (lembrando que nesse caso a vírgula é obrigatória)

    (...) Banco Mundial; se bem que, (!) ainda está na 109ª colocação, num total de 190 nações consideradas".

    Exemplos:

    "Todavia, (!) o acordo não aconteceu.'' (errado)

    "Todavia o acordo não aconteceu." (certo)

    "O acordo, todavia, não aconteceu.'' (certo)

    "Entretanto, (!) não foi possível reparar o dano.'' (errado)

    "Entretanto não foi possível reparar o dano.'' (certo)

    "Não foi possível, entretanto, reparar o dano.'' (certo)

    Espero ter ajudado,

    Bons estudos! ✌

  • Galera, apareceu um QUE na frase, lê e releia umas 4 vezes. Geralmente esses tipos de questões estão erradas. Eu estava na duvida entre a A e a B. Como a A tinha uma virgula depois do QUE, eu saí fora dela. Rrsrsrrsrrs...

  • Ana, na verdade o uso de conjunções no início de frase é facultativo e não proibido.

  • para acertar questões de pontuação com foco na virgula, é de fundamental importância aprender tudo sobre adverbios.

  • Alison, não é facultativo, o próprio Professor Pasquale escreveu um artigo na Folha de São Paulo e explicou sobre conjunções no começo da frase.

    https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/dicas_03_set_99.htm

  • gabarito b e atenção nas conjunções