SóProvas


ID
2903506
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                       Mundo arriscado


      O próximo governo não encontrará um ambiente econômico internacional sereno. Dúvidas sobre a continuidade do crescimento do Produto Interno Bruto global, juros em alta nos EUA, riscos de conflitos comerciais e de queda do fluxo de capitais para países emergentes são apenas alguns dos itens de um cardápio de problemas potenciais.

      Tudo indica, assim, que o governo brasileiro terá de lidar de pronto com as fragilidades domésticas, em especial o rombo das contas públicas. Não tardará até que investidores hoje aparentemente otimistas comecem a cobrar resultados concretos.

      As projeções para o avanço do PIB mundial têm sido reduzidas nos últimos meses. O Fundo Monetário Internacional cortou sua previsão para 2018 e 2019 em 0,2 ponto percentual – 3,7% em ambos os anos – e apontou um cenário de menor sincronia entre os principais motores regionais.

      Se até o início deste ano EUA, Europa e China davam sinais de vigor, agora acumulam-se decepções nos dois últimos casos.

      Mesmo com juros ainda perto de zero, a zona do euro não deverá crescer mais que 1,5% neste ano. Há crescente insegurança no âmbito político, neste momento centrada na Itália e seu governo de direita populista, que propõe expansão do déficit de um setor público já endividado em excesso.

      Não é animador que a Comissão Europeia tenha tomado a decisão inédita de rejeitar a proposta orçamentária da administração italiana. Embora o país ainda conserve o selo de bom pagador, os juros cobrados no mercado para financiar sua dívida dispararam.

      Quanto à China, sua economia mostra menos vigor, e as autoridades precisam tomar decisões difíceis entre conter as dívidas já exageradas e estimular o crescimento.

      O risco de escalada nos conflitos comerciais também é concreto, dado que o governo americano ameaça impor uma terceira rodada de tarifas, desta vez sobre os US$ 270 bilhões em vendas anuais chinesas que ainda não foram taxadas.

      Nos EUA, a alta dos juros, num contexto de emprego elevado e inflação perto da meta, já leva parte do mercado a temer uma desaceleração abrupta do PIB em 2019.

      A vantagem do Brasil, hoje, é que há ampla ociosidade nas empresas, baixa inflação e, portanto, espaço para uma retomada mais forte.

                                            (Editorial. Folha de S.Paulo, 01.11.2018. Adaptado)

A exemplo de “sincronia” (sem acento, 3° parágrafo), “decepções” (grafado com “ç”, 4° parágrafo) e “excesso” (grafado com “ex”, 5° parágrafo), estão corretamente escritos, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica, não entendi muito bem o comando da questão. Obrigado, bons estudos.

  • A) insônia, é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente.

    B) esdrúxulo é grafado com "ES" e não "EX".

    C) CORRETA.

    D) obsessões é grafado com "SS" e não "Ç".

    E) amônia é acentuada por ser paroxítona terminada em ditongo crescente.

  • Alguém pode ajudar? Não entendi a resposta.

  • Insônia, proparoxítona aparente após o novo acordo ortográfico.

  • Letra C

    .

    A) insônia; invenções; extemporâneo.

    B) Saxônia; erupções; (esdrúxulo=estranho)

    C) agonia; exceções; extraditar.

    D) eufonia; (obsessões-> tem obsessão por um S); exponencial.

    E) amônia; (perversões-> Safadinhos); espetacular.

  • Gabarito C

    O que o examinador quer é que encontremos a alternativa na qual a primeira palavra esteja corretamente escrita sem acento gráfico (como "sincronia"), a segunda palavra esteja corretamente escrita com "Ç" (como "decepções") e a terceira palavra esteja corretamente escrita com "EX" (como "excesso"):

    A) insônia (a grafia correta é "insônia" com acento circunflexo, pois trata-se de paroxítona terminada em ditongo crescente oral, porém a primeira palavra deve estar corretamente escrita sem acento gráfico como "sincronia"); invenções (está corretamente escrita com "Ç"); extemporâneo (está corretamente escrita com "EX"). ✖

    B) Saxônia (a grafia correta é "Saxônia", nome de um estado alemão, porém a primeira palavra deve estar corretamente escrita sem acento gráfico como "sincronia"); erupções (está corretamente escrita com "Ç"); esdrúxulo (a grafia correta é "esdrúxulo" com "ES", porém a terceira palavra deve estar corretamente escrita com "EX" como "excesso"). ✖

    C) agonia (está corretamente escrita sem acento gráfico, pois trata-se de paroxítona terminada em "A"); exceções (está corretamente escrita com "Ç"); extraditar (está corretamente escrita com "EX"). ✔

    D) eufonia (está corretamente escrita sem acento gráfico, pois trata-se de paroxítona terminada em "A"); obsessões (a grafia correta é "obsessões" com "SS", porém a segunda palavra deve estar corretamente escrita com "Ç" como "decepções"); exponencial (está corretamente escrita com "EX"). ✖

    E) amônia (a grafia correta é "amônia" com acento circunflexo, pois trata-se de paroxítona terminada em ditongo crescente oral, porém a primeira palavra deve estar corretamente escrita sem acento gráfico como "sincronia"); perversões (a grafia correta é "perversões" com "S", porém a segunda palavra deve estar corretamente escrita com "Ç" como "decepções"); espetacular (a grafia correta é "espetacular" com "ES", porém a terceira palavra deve estar corretamente escrita com "EX" como "excesso"). ✖

  • Mds, consegui errar essa kkk

    vamo que vamo!

  • Olá, @Gular Concurseiro! Tudo bem?

    A pergunta é: quais as palavras estão grafadas corretamente?

    A resposta é: agonia; exceções; extraditar.

    Todas as outras, como os colegas bem explicaram, há erros na grafia!

    Espero que tenha ajudado! :)

  • Gabarito C.

    Agonia

    Exceções

    Extraditar.

  • GABARITO: LETRA C

  • c

    segue o jogo!

  • O Gabarito tem que escrever aqui também, ou basta clicar na resposta certa?

  • Marlon de Melo, basta clicar na alternativa ;)

  • Marlon de Melo, os colegas costumam colocar a alternativa correrta aqui nos comentários para que outros colegas, que não podem assinar o Qconcursos, tenham acesso ao gabarito. Gentileza gera gentileza.
  • Gabarito: C

  • Letra A – ERRADA – Falta o acento gráfico em “insônia”. Trata-se de uma paroxítona terminada em ditongo.

    Letra B – ERRADA – Falta o acento gráfico em “saxônia”. Trata-se de uma paroxítona terminada em ditongo. Além disso, a grafia correta é “esdrúxula”, cujo significado é “incomum”, “esquisito”, “extravagante”.

    Letra C –  CERTA – Destaque para “exceções”, grafada com Ç, pois deriva de “exceto”, de final TO.

    Letra D – ERRADA – Cuidado com o seguinte quarteto: OBSESSÃO, OBSESSIVO, OBCECADO e OBSCENO.

    Letra E – ERRADA – Falta o acento gráfico em “amônia”. Trata-se de uma paroxítona terminada em ditongo. Além disso, grafa-se com S a palavra “perversões”, haja vista que deriva do verbo “perverter”, de final VERTER. Por fim, a grafia correta é “espetacular”.

  • obsessões SIM / obceções NÃO

  • RARARARARARARA

  • ENTÃO...

    1. InsÔnia, invenções, extemporâneo
    2. saxônia, erupções, esdrúxulo
    3. agonia, exceções, extraditar
    4. eufonia, obsessões, exponencial
    5. amônia, perversões, expetacular.

    Perversão vem de perverso, e não de perverÇO

    FOCO NO FUTURO, FIOOOO

  • A regra ortográfica não acabou com o acento na paroxítona com ditongo crescente?

  • Caio,

    Depois do acordo, não tem o acento na paroxítona com ditongo aberto EI e OI.

    Palavras paroxítonas com ditongo crescente ainda têm acento

  • GABARITO: Alternativa C.

  • a-go-ni-a é paroxítona terminada em "a", portanto, não é acentuada. exceção é com "ç" e "esdrúxulo é com "s" (logo, extraditar).

    obs.: não confundir exceção (com ç) com excesso (com "ss")

  • A exemplo de “sincronia” (sem acento, 3° parágrafo), “decepções” (grafado com “ç”, 4° parágrafo) e “excesso” (grafado com “ex”, 5° parágrafo), estão corretamente escritos, em conformidade com a ortografia oficial, os termos:

    A) insônia; invenções; extemporâneo.

    Paroxítona. / oxítona. nasal / (importuno) paroxítona.

    B) saxônia; erupções; esdrúxulo.

    Paroxítona. / oxítona. / (diferente) proparoxítona.

    C) agonia; exceções; extraditar.

    Paroxítona. / oxítona. / oxítona.

    D) eufonia; obsessões; exponencial

    Paroxítona. /oxítona. /oxítona.

    E) ania; perversões; espetacular.

    Paroxítona. / oxítona. / oxítona.