- 
                                (V) Afasta os critérios de juízo de valor, prevalecendo o juízo de realidade científica contábil.   (F) É um conjunto de dados estatísticos, oriundos da ideologia da contabilidade, como os princípios contábeis e convenções, aplicados pelo cientista contábil e desenvolvido pelos professores doutores.   (F) Implica em uma longa exposição das ideias, utilizando o máximo de palavras possível.     Resposta: B 
- 
                                (V) - A objetividade requer uma perícia desprovida de subjetividade e pessoalidade na avaliação das provas; (F) -É um conjunto de dados estatísticos, oriundos da ideologia da contabilidade, como os princípios contábeis e convenções, aplicados pelo cientista contábil e desenvolvido pelos professores doutores. Antônio Lopes de Sá (2000)"deve inspirar-se na ciência contábil, apresentando objetivamente suas conclusões, utilizando como fundamento os elementos pesquisados." Tanto os doutrinadores quanto a NBC TP01 não tratam a objetividade como o conjunto de dados estatísticos. A objetividade é, na verdade, o uso de procedimentos técnicos e científicos baseados na ciência contábil. Eventualmente, dados estatísticos podem ser usados para fundamentar o laudo, a partir de pesquisar, por exemplo. (F) - A objetividade requer uma perícia com o uso sintetizado de palavras, que evitem o prolixo e exagerado.   Porém, não confunda esse último tópico: 96. Parecer Pericial Contábil é um documento escrito, no qual o perito-contador deve registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia(...) NBC TP 01. Assim, o conteúdo deve ser bem explicado; (b) Síntese do Objeto da Perícia – Entende-se o relato sucinto de forma que resulte numa leitura compreensiva dos fatos relatados ou na transcrição resumida dos fatos.  Assim, o conteúdo deve ser sintetizado, de forma que o auditor fale sobre TODO o conteúdo mas de forma SIMPLES e OBJETIVA. 
- 
                                Vamos analisar a questão. 
 
 Para solucionar a questão o candidato deve ter
conhecimento da NBC TP 01 (R1) – Perícia Contábil, do Conselho Federal
de Contabilidade. Ressalta-se que nesta questão é necessário um entendimento sobre a perícia contábil, pois as afirmações não estão descritas diretamente na norma. 
 
 Ao ler o enunciado é possível identificar que
a Banca pretende saber se o candidato conhece os aspectos relativos à
objetividade. 
 
 Vejamos as afirmações: 
 
 (V) Afasta os critérios
de juízo de valor, prevalecendo o juízo de realidade científica contábil. 
 
 A
objetividade caracteriza-se pela ação do perito contábil em não desviar-se da
realidade científica contábil que motivou a questão. 
 
 (F) É um conjunto de
dados estatísticos, oriundos da ideologia da contabilidade, como os princípios
contábeis e convenções, aplicados pelo cientista contábil e desenvolvido pelos
professores doutores. 
 
 O laudo
pericial é desenvolvido se atendo a requisitos que permitam a validação do mesmo como prova
técnica ou científica, e não de dados estatísticos oriundos da ideologia da
contabilidade. 
 
 (F) Implica em uma longa
exposição das ideias, utilizando o máximo de palavras possível. 
 
 O laudo pericial não deve ser
prolixo. Deve evitar palavras e argumentos inúteis ao caso. Deve ser exato e
preciso nas conclusões. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: Letra B.