SóProvas


ID
2906671
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.


( ) Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

( ) Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente qualificado.

( ) Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente viáveis e suficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.

( ) Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho mediante os procedimentos apropriados e obedecida a seguinte sequência: a) seccionamento; b) constatação da ausência de tensão; c) impedimento de reenergização; d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; e) proteção dos elementos energizados existentes na zona de riscos; f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

( ) As responsabilidades quanto ao cumprimento da NR 10 são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  V)

    F) Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

    F ) 1 seccionamento; 

    2 impedimento de reenergização; 

    3 constatação da ausência de tensão; 

    4 instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; 

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo II) (Alteração dada pela )

      5 proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada (Anexo I); e 

    6 instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

    V)

  • I - correta

    II - errada - legamente HABILITADO

    III - errada -10.2.9.1 Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.

    IV - errada - 10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a seqüência abaixo:

    a) seccionamento;

    b) impedimento de reenergização;

    c) constatação da ausência de tensão;

    d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos;

    e) proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada;

    f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização

    V - correta

    Gab. A

  • a) NR 10.2.4 CORRETA

    b) NR10.2.7  Os documentos técnicos previstos no Prontuário de Instalações Elétricas devem ser elaborados por profissional legalmente HABILITADO

    c) NR 10.2.9.1 Nos trabalhos em instalações elétricas, quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente INVIÁVEIS e INSUFICIENTES para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6.

    d) NR 10.5.1 a) seccionamento; b) impedimento de reenergização; c) constatação da ausência de tensão; d) instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; e) proteção dos elementos energizados existentes na zona de riscos; f) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

    e) NR 10.13.1 CORRETA

  • Sequência desenergização: SICIPI

  • Letra E revogado

    10.13.1As responsabilidades quanto ao cumprimento desta NR são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos.(Revogado pela Portaria SEPRT n.º 915, de 30 de julho de 2019)

    Nova leitura:

    10.13.2 É de responsabilidade dos contratantes manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados