-
Resposta: A
Regras de pronomes oblíquos:
Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as, se) ou de objeto indireto (lhe, lhes).
De acordo com o verbo a que estão ligados, os pronomes pessoais oblíquos átonos podem sofrer alterações.
Se a forma verbal terminar em -r, -s ou -z, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas lo, la, los, las.
Se a forma verbal terminar em "m" ou noutro som nasal, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas no, na, nos, nas.
-
Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral – ...acatá-las.
Invertendo a ordem fica:
Acatar as decisões tomadas na assembléia geral (Sujeito) cabe (VTI) a vocês. (OI)
Acatar as decisões tomadas na assembléia geral = Acatá-las
-
A) Correta: quem acata, acata alguma coisa; “as decisões etc...” é objeto direito do verbo acatar, então se usa os pronomes "O/A, OS/AS" => "acatá-las";
B) Incorreta: “o mau uso” não é sujeito do verbo “denunciaram” para concordar com ele em número; o sujeito está indeterminado na forma da 3ª pessoa do plural, sem referente, e o trecho “o mau uso...” é OD do verbo; assim, fica no singular o pronome oblíquo átono, e como o verbo termina com a nasalização "m", os pronomes transformam-se em "NO/NA, NOS/NAS" => “denunciaram-no”;
C) Incorreta: o verbo “informar” é bitransitivo no caso da alternativa; “os enfermeiros” é OD e “sobre o estado...” é OI; como o pronome colocado está fazendo referência ao trecho “os enfermeiros”, pelo fato de ser OD jamais vai poder se usar “lhe/lhes”, mas somente “O/A, OS/AS” => “informei-os”;
D) Incorreta: mesmo erro da assertiva anterior, o verbo “responder” é transitivo direto, o trecho “o ofício etc...” é OD, motivo pelo qual não podem ser usados os pronomes “lhe/lhes”, apenas "O/A, OS/AS" => “respondê-lo”;
E) Incorreta: quem solicita, solicita algo A alguém; na alternativa, “a esse departamento” é objeto indireto do verbo solicitar (no caso bitransitivo), com a preposição A; contudo, os pronomes “O/A, OS/AS” não podem desempenhar função sintática de OI, mas apenas de OD, motivo pelo qual, no caso, deve-se usar “lhe, lhes” => “solicitar-lhe”;
Obs.: nessa alternativa eu acredito que a oração “que providencie a atualização...” é uma OSS objetiva direta, sendo o “que” conjunção integrante;
Por favor, peço que me corrijam e enviem msg no PV em caso de erro no comentário, ok?! Tks! :)
-
GABARITO= A
VERBOS TERMINADOS NO INFINITIVOS= ( TERMINOU EM (R) ) RETIRA DA PALAVRA E COLOCAR= LO, LA, LOS, LAS
ACATAR= ACATÁ-LOS
AVANTE GUERREIROS.
@UESLEI.MENDONCA
-
R: Gabarito A
A) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral CABE A VOCÊS ACATÁ-LAS (corta o "R" e acrescenta " LA")
B) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos DENUNCIARAM-NO ( TERMINADO EM "m", "n", "til" - NO, NA,NOS,NAS)
C) Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente INFORMEI-OS (OS ENFERMEIROS É OBJETO DIRETO, LOGO USA-SE O,A,OS,AS)
D) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico FALTA RESPONDÊ-LO (corta o "R" e acrescenta "LO")
E) Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema VENHO SOLICITAR-LHE ( " a esse departamento é OBJETO INDIRETO, LOGO USA-SE " LHE")
au revoir
-
Oi, pessoal!
Tenho uma dúvida: Se "as decisões tomadas na assembleia geral" é objeto direto do verbo "acatar", então o sujeito é "vocês", certo? O verbo não teria de concordar com o sujeito? "Cabe a vocês acatarem as decisões tomadas na assembleia geral".
Isso não muda em nada a questão, que continua certa, porque "em" seria apenas a desinência do infinitivo pessoal. É só para eu não errar alguma questão que cobre especificamente isso.
-
b) Denunciaram-no.
c) Informei-os.
d) Respondê-lo.
e) Solicitar-lhe.
-
A questão tem como assunto principal a colocação dos pronomes, contudo exige conhecimento de concordância e transitividade verbal para responder com sucesso.
a) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral.
O verbo atacar é transitivo direto e tem como objeto direto um termo no feminino plural e tem sua terminação em R, assim acrescenta o LAS. CORRETA.
Cabe a vocês acatá-las.
b) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos.
Quando o verbo transitivo direto terminar em nasal e seu objeto direto for masculino singular, acrescenta o NO na sua terminação. INCORRETA.
Forma correta: Denunciaram-no.
c) Informei os enfermeiros...
O verbo é bitransitivo terminado com vogal e tem seu objeto direto no plural masculino(os enfermeiros), assim acrescenta o OS. INCORRETA.
Forma correta: Informei-os.
d) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico
Em verbos transitivos diretos terminados em R, S, Z com objetos diretos masculino singular, acrescenta o LOS. INCORRETA.
Forma correta: falta respondê-lo
e) Venho solicitar a esse departamento...
Em verbos transitivos indiretos na terceira pessoa do singular acrescenta o LHE na sua terminação. INCORRETA.
Forma correta: venho solicitar-lhe
GABARITO A
-
Para ter certeza que o verbo "acatar" da primeira frase é VTD, é só ver que na expressão original não vai crase após o verbo, ou seja, não exige preposição
-
Finalmente acertei uma. _/\_
-
b - denuciaram o mau uso (denunciaram-no)
c - informei-os
d - respondê-lo
e - venho solicitar-lhe
-
Pra quem ficou com dificuldades de saber qual a transitividade da C e E
Percebam que na C: "Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente"; após o verbo está uma palavra no masculino, logo, se estivesse preposição, esta viria explicitamente - Informei aos enfermeiros. Assim, VTD.
Do mesmo modo, na letra E: "Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema"; departamento é masculino, tirando-se o pronome demonstrativo, percebam que ficaria - solicitar ao departamento. Assim, VTI.
#PERTENCEREMOS
-
O verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.