SóProvas


ID
2908594
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No campo das finanças públicas, uma das teorias mais conhecidas é a da tragédia dos comuns. Trata-se de teoria sobre o comportamento social exposta no célebre artigo The Tragedy of the Commons, de Garret Hardin, em 1968. Em linhas gerais, a teoria sustenta que o uso descoordenado de recursos de propriedade de todos tende a levá-los ao exaurimento.

(Adaptado de: DE OLIVEIRA, Weder. Curso de Responsabilidade Fiscal. Belo Horizonte: Fórum, 2013. p. 60)


O excerto acima é um exemplo de falha na função econômica do estado conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Função Alocativa: distribuição de recursos por parte do ente governamental para provimento de bens públicos e semi-públicos que naturalmente não seriam fornecidos pelo mercado;

    Função Distributiva: sanar problema de distribuição de renda.

    Fonte: Material do QConcursos.

    Como a questão fala em uso desordenado e exaurimento de recursos, penso que a alternativa "A" se adequa melhor à ideia do enunciado.

  • Inicialmente, lembremos que as três funções econômicas clássicas do Estado são as funções alocativa, distributiva e estabilizadora.

    Logo, já poderíamos descartar, “de cara”, as alternativas C, D e E.

    Pois bem, se está havendo o uso descoordenado de um recurso público, como afirma o enunciado, está havendo falha no aproveitamento deste recurso, na alocação dele.

    Ou seja, está havendo ineficiência no aproveitamento dos recursos de que a economia dispõe, o que caracteriza falha da função alocativa, já que esta é aquela função através da qual o Estado provê ou regula a oferta de bens públicos.

    Resposta: A

  • Fala pessoal! Beleza? Professor Jetro Coutinho na área!

    Esta questão começa citando um trecho do livro do Ministro do TCU, Weder de Oliveira, sobre o uso descoordenado de recursos na sociedade e nos cobra a relação dessa situação com as funções do Estado: as funções alocativa, distributiva e estabilizadora.

    Por meio da função alocativa, o Governo visa alocar melhor os recursos econômicos e combater falhas de mercado, ofertando bens públicos, por exemplo.

    Já a função distributiva orienta o governo a buscar uma melhor distribuição de recursos da sociedade, enquanto a função estabilizadora se preocupa em estabilizar a economia, por meio do controle da inflação e do desemprego e da promoção do desenvolvimento econômico.
    Com base nisso, se está havendo o uso descoordenado de um recurso público, como afirma o enunciado, está havendo falha no aproveitamento deste recurso, na alocação dele.

    Ou seja, está havendo ineficiência no aproveitamento dos recursos de que a economia dispõe, o que caracteriza falha da função alocativa, já que esta é aquela função através da qual o Estado provê ou regula a oferta de bens públicos.


    Gabarito do professor: A