-
a) Juros Nominais
b) Juros Nominais só são menores que Juros Reais quando há deflação.
c) Resultado Nominal = Resultado Operacional + Atualização Monetária da Dívida
d) Resultado Primário = Resultado Nominal - Juros Nominais
e) Gabarito
-
a) Errado! A diferença entre resultado nominal e primário corresponde aos juros nominais!
b) Nem temos os dados para afirmar o quanto, mas é certo que está errado porque, a menos que haja deflação, os juros nominais superam os juros reais.
c) Até poderíamos discutir aqui se o examinador está se referindo a valores em módulo ou não. De qualquer forma, como não temos as informações sobre a inflação e a “E” está certíssima, desconsideramos esse possível deslize.
d) Não mesmo! O resultado primário exclui todo tipo de juros.
e) Perfeito! Necessidades de Financiamento representam “o quanto faltou”, ou seja, o déficit. Logo, se as NFSP são positivas, então temos um déficit.
Resposta: E
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre déficit Público.
Antes de começarmos, vale a pena lembrar alguns conceitos:
Imagem cedida pelo professor
a) Incorreta. A diferença entre resultado nominal e primário corresponde aos juros nominais.
b) Incorreta. De forma geral, os juros nominais superam os juros reais. A única forma de isso não ocorrer é se tivermos deflação, mas como a questão não comentou nada a respeito da inflação/deflação, não podemos concluir nada a respeito.
c) Incorreta. O resultado operacional leva em conta os juros reais. Para encontrarmos os juros reais, precisamos pegar os juros nominais e excluir a correção monetária (inflação) e a cambial. Só que, como não temos as informações sobre a inflação, não temos como calcular isso. Portanto, alternativa incorreta.
d) Incorreta. O resultado primário exclui todo tipo de juros.
e) Correta. As Necessidades de Financiamento representam “o quanto faltou", ou seja, o déficit. Logo, se as NFSP são positivas, então temos um déficit.
Gabarito do Professor: E.