SóProvas


ID
2908699
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Retratos fiéis]

        Não sei por que motivo há de a gente desenhar tão objetivamente as coisas: o galho daquela árvore exatamente na sua inclinação de quarenta e três graus, o casaco daquele homem justamente com as ruguinhas que no momento apresenta, e o próprio retratado com todos seus pés-de-galinha minuciosamente contadinhos... Para isso já existe há muito tempo a fotografia, com a qual jamais poderemos competir em matéria de objetividade.

        Se, para contrabalançar minhas lacunas, me houvesse Deus concedido o invejável dom da pintura, eu seria um pintor lírico (o adjetivo não é bem apropriado, mas vai esse mesmo enquanto não ocorrer outro). Quero dizer, o modelo serviria tão só do ponto de partida. O restante eu transfiguraria em conformidade com meu desejo de fantasia e poder de imaginação.


(Adaptado de: QUINTANA, Mário. Na volta da esquina. Porto Alegre: Globo, 1979, p. 88)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma questão de concordância.

    O VERBO está em NEGRITO e o ELEMENTO SUBLINHADO tem que ser o SUJEITO, porque o sujeito concorda com o verbo.

    Após saber isso, coloque a frase na ordem direta:

     

    a) A muitos pintores (interessar) mais a observância dos detalhes do que o engenho.

    ORDEM DIRETA = A observância dos detalhes interessa mais a muitos pintores do que o engenho.

    SUJEITO = observância

    VERBO = interessa

    >>>Então, “observância”  deveria estar sublinhado e não “pintores”.

    Letra A= errada.

     

    b) Até mesmo aos pés-de-galinha (dedicar) aquele pintor sua obsessiva atenção.

    ORDEM DIRETA = Aquele pintor dedica sua obsessão até mesmo aos pés de galinha.

    SUJEITO = pintor

    VERBO = dedicar

    Letra B= certa.

     

    c) A muitos amantes da pintura não (ocorrer) bem distingui-la da arte da fotografia.

    ORDEM DIRETA = Distingui-la da arte da fotografia não ocorreu bem a muitos amantes da pintura.  

    SUJEITO = Distingui-la da arte da fotografia (oracional)

    VERBO = ocorrer

    >>>Então, “Distingui-la da arte da fotografia”  deveria estar sublinhado e não “amantes”.

    Letra C= errada.

     

    d) Não (haver) tantas preocupações com o realismo, a imaginação sairia ganhando.

    Quando o item tiver o verbo “haver”, beira 100% estar ERRADA. Porque o verbo “haver” no sentido de existir é impessoal. Não tem sujeito. Já descarta esse item.

     

    e) Há pintores cuja imaginação (ultrapassar) em muito os limites do realismo.

    Quem ultrapassa em muito os limites do realismo? A imaginação. Logo, “imaginação” deveria estar sublinhado.

  • Gabarito: B

    Pergunte para o verbo simples assim;

    Quem se dedica? aquele pintor>> sujeito

  • Gabarito: B.

    FCC sem esse tipo de questão não é FCC... Quem estiver se preparando para esta banca, pratique muito esse modelo de questão.

    Primeiro se identifica o sujeito do verbo, depois flexiona.

    Como se identifica um sujeito do verbo? O mais simples é perguntando "quem?" ao verbo.

  • aquele pintor dedica, sua obsessiva atenção, Até mesmo aos pés-de-galinha.

    Típica questão da fcc que vc tem que procurar o sujeito!

     

    quem dedica? o infeliz do pintor

  • Que questão maravilhosa!

  • A primeira coisa que eu fiz foi procurar a opção em que o termo destacado fosse o sujeito, pois, via de regra (com raras exceções), o verbo concorda com ele. Logo, basta analisar se o termo em destaque é o sujeito do referido verbo. Além disso, colocar as orações na ordem direta também facilita.

     

    a) "A observância dos detalhes interessa mais ... " (o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito "observância");

    b) "Aquele pintor dedica sua obsessiva atenção ... " (o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito "pintor");

    c) "Distingui-la da arte da fotografia não ocorre a muitos amantes." (o verbo deve concordar com todo o sujeito oracional, caso em que fica na 3ª pessoa do singular);

    d) "Não há tantas preocuações ... " (o verbo haver, nesse caso, é impessoal e não deve flexionar, pois a oração é sem sujeito);

    e) "Há pintores cuja imaginação ultrapassar os limites ... "  (o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito "imaginação");

     

     Em todas as alternativas, à exceção da "b", o termo sublinhado não é o sujeito e, portanto, não é aquele com o qual o verbo deve concordar.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • LETRA B

    Resolvendo algumas questões de concordância, percebi o seguinte. Quando o verbo é VTI ou VTDI é simples achar o sujeito! Basta apenas analisarmos a preposição.

    Em "Até mesmo aos pés-de-galinha" há a presença da preposição "a", logo "pés-de-galinha" não pode ser sujeito!

    A explicação é simples e encontra-se na própria pergunta que fazemos ao verbo para descobrir sua transitividade "quem dedica, dedica algo a alguém" se a preposição "a" encontra-se em "aos pés-de-galinha", mostra que "pés-de-galinha" é o alguém alvo do verbo, logo, não pode reger o verbo!

    Dessa forma, sobra "aquele pintor", que é o sujeito, com o verbo dedicar concordando com ele

    Se o verbo concordasse com "pés-de-galinha", não poderia existir a preposição "a", pois esse passaria a ser sujeito, e a frase deveria ser reformulada, ficando da seguinte forma "Até mesmo os pés-de-galinha dedicam àquele (a + aquele) pintor sua obsessiva atenção"

    "os pés-de-galinha" dedicam algo (sua obsessiva atenção) a alguém (aquele pintor)

  • Fácil! Errei por nao entender o comando da questão.

  • Depois que você entende o que a questão quer fica fácil mesmo, é só buscar a alternativa em que o termo sublinhado é o sujeito da oração.

    LETRA B.

    Aquele pintor DEDICA sua obsessiva atenção até mesmo aos pés-de-galinha.

  • a) E. Ordem direta: a observância dos detalhes mais do que o engenho interessa a muito pintores.

    Note o verbo 'interessa' deve concordar com o sujeito, ou melhor, o núcleo 'observância',

    b) C. Ordem direta: Aquele pintor dedica sua obsessiva atenção ... 

    c) E. Ordem direta: distinguir ... não ocorre bem a muitos amantes da pintura. 

    Note que o sujeito é oracional, o verbo 'ocorrer' deve concordar com ele e não com o termo 'amantes'.

    d) E. Ordem direta: a imaginação sairia ganhando se não houver tantas preocupações .... O verbo 'haver' aqui indica

    existência de algo e torna-se impessoal [logo não concorda com o termo 'preocupações'].

    e) E. O verbo 'ultrapassa' concorda com o termo 'imaginação. 

  • não consegui entender essa questão!

  • Essa questão é realmente para selecionar os candidatos. Espero está tão bom a ponto de não errar uma questão parecida, pois pelas estatísticas do "qconcursos" a maioria vai errar na hora da prova. Torço para que caia algo que parecido no meu concurso.

  • Meus Deus, não consigo entender o que a questão pede.

  • Fiquei procurando qual o verbo iria flexionar como pede no enunciado, mas o esquema era só procurar o sujeito do verbo. FCC, banca mais desonesta não existe.

  • Acertei, por eliminação ... que questão confusa!! AFF

  • Questão boa !

    a) A observância interessa mais... (interessar NÃO flexiona com o elemento sublinhado).

    b) Aquele pintor dedica ... CORRETA pois dedicar flexiona com elemento sublinhado.

    c)A muitos não ocorreria bem (ocorrer NÃO flexiona com o elemento sublinhado amantes).

    d) Verbo haver no sentido de existir não flexionaria com ninguém pois é impessoal, fora de questão.

    e) Imaginação ultrapassa (NÃO flexiona com o elemento sublinhado).

  • Gab B

    Colocando em ordem:

    Aquele pintor dedica sua obsessiva atenção até mesmo aos pés-de-galinha.

    sua obsessiva atenção = OD

    aos pés-de-galinha = OI

  • alguém pode indicar um vídeo explicando esse tipo de questão

  • o que me confundiu nessa questão foi ele colocar os verbos no infinitvo dentro do parenteses, dei uma viajada 

  • depois de ver o comentário do Hallyson consegui entender a questão,mas mesmo assim o comando me deixa confuso.

  • Estou aprendendo português, que não é minha língua oficial de westeros, mas vamos lá:

    1º Questão típica e super hiper mega trivial da FCC.

    2º Sempre vem com ordens emboladas e confusas, então, primeiro de tudo achar o sujeito. Depois de achar o sujeito encontrar o seu núcleo que obrigatoriamente deverá estar sem preposição.

    3ª Agora com núcleo encontrado, coloque o núcleo no plural, no singular, comece a brincar com ele e vai ver que o verbo também vai ficar mudando juntinho.

    EXEMPLO A LETRA A

    a) A muitos pintores (interessar) mais a observância dos detalhes do que o engenho.

    Quem é o sujeito? A OBSERVÂNCIA DOS DETALHES

    Quem é o núcleo? OBSERVÂNCIA ( só observância, artigo nem termos preposicionados fazem parte do núcleo )

    --> Vamos brincar? - As observâncias interessam, A observância interessa.

    --> Resumindo: A FCC só quer que você saiba se a palavra sublinhada é o núcleo ou não.

  • o Hallyson TRT foi o que realmente explicou. Esses outros comentários que só confirmam a resposta nem deveriam estar aqui.

  • ate não é sujeito preposionado? não entendo

  • OLÁ, AMIGOS!

    QUESTÃO BASTANTE "CHATA", ENUNCIADO UM TANTO "TRUNCADO", MAS DEPOIS QUE COLOCAMOS NA ORDEM DIRETO, FICA FÁCIL ENTENDER A RESPOSTA. (SIM, TAMBÉM ERREI! RS)

    A) A muitos pintores (interessar) mais a observância dos detalhes do que o engenho.

    ORDEM DIRETA: A OBSERVÂNCIA DOS DETALHES DO QUE O ENGENHO INTERESSA MAIS A MUITOS PINTORES. (INTERESSA - PINTORES = NÃO HOUVE CONCORDÂNCIA)

    B) Até mesmo aos pés-de-galinha (dedicar) aquele pintor sua obsessiva atenção.

    ORDEM DIRETA: AQUELE PINTOR DEDICA SUA OBSERVAÇÃO ATÉ MESMO AOS PÉS DE GALINHA. (PINTOR -DEDICA = HOUVE CONCORDÂNCIA) GABARITO!

    C) A muitos amantes da pintura não (ocorrer) bem distingui-la da arte da fotografia.

    ORDEM DIRETA: NÃO OCORRE BEM A MUITOS AMANTES DA PINTURA DISTINGUI-LA DA FOTOGRAFIA (OCORRE - AMANTES = NÃO HOUVE CONCORDÂNCIA)

    D) Não (haver) tantas preocupações com o realismo, a imaginação sairia ganhando.

    A IMAGINAÇÃO SAIRIA GANHANDO NÃO HOUVESSE TANTAS PREOCUPAÇÕES COM O REALISMO. (HOUVESSE - PREOCUPAÇÕES = NÃO HOUVE CONCORDÂNCIA)

    E) Há pintores cuja imaginação (ultrapassar) em muito os limites do realismo.

    HÁ PINTORES CUJA IMAGINAÇÃO ULTRAPASSA EM MUITO OS LIMITES DO REALISMO. (ULTRAPASSA - LIMITES = NÃO HOUVE CONCORDÂNCIA)

    GABARITO: B

    BONS ESTUDOS!

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  • Para quem não entende o que a questão pede:

    O que o examinador quer saber nesse tipo de questão é se o verbo que está entre parênteses e no infinitivo deve flexionar de acordo com a palavra sublinhada e e em razão dela.

    Muitas vezes a palavra sublinhada não tem qualquer relação de concordância com o verbo.

    Procure o núcleo do sujeito e, em regra, terá sucesso.

  • Essa ai eu até voltei nos filtros pra conferir se realmente estou resolvendo questões de nível médio.

  • Você precisa saber se o que estão sublinhado é SUJEITO do que está em negrito. É só o que a questão pede.

    Gabarito letra "b".

    Sorte e sucesso a todos. :)

  • pessoal, esse vídeo me ajudou a entender melhor:

    www.youtube.com/watch?v=aOpjbRp0jdg

    (nos 20:30)..

  • Letra "B"

    Até mesmo aos pés-de-galinha (dedicar) aquele pintor sua obsessiva atenção.

    ORDEM DIRETA = Aquele pintordedica sua obsessão até mesmo aos pés de galinha.

    SUJEITO = pintor

    VERBO = dedicar

  • Dica: Invertam as frases e sejam felizes!

    A) Mais observância dos detalhes do que do engenho a muitos pintores interessa. ERRADO

    B) Aquele pintor dedica sua obsessiva atenção até mesmo aos pés-de-galinha. CERTO!

    C) A arte da fotografia não ocorre, bem distingui-la, a muitos amantes da pintura. ERRADO

    D) Verbo haver no sentido de existir é impessoal. ERRADO

    E) Há pintores que ultrapassam em muito os limites do realismo ERRADO

    GABARITO B

  • O comentário do halyson está perfeito.

  • b) Até mesmo aos pés-de-galinha (dedicar) aquele pintor sua obsessiva atenção.

    ORDEM DIRETA = Aquele pintor dedica sua obsessão até mesmo aos pés de galinha.

    SUJEITO = pintor

    VERBO = dedicar

    Letra B= certa.

  • Gabarito b

    No link, há a resolução da questão

    Assistir a partir de 00:20:32

    https://www.youtube.com/watch?v=aOpjbRp0jdg

    fonte: Quebrando a Banca FCC - Língua Portuguesa - Yara Coeli - Loja do Concurseiro

  • Flexionar dá a entender que pediu o plural..

  • GABARITO B

    Questão - O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na seguinte frase:

    trata-se de uma questão clássica da FCC de Concordância Verbal. O verbo deverá se flexionar de acordo com o sujeito.

    (A) A muitos pintores (interessar) mais a observância dos detalhes do que o engenho. Errado.

    o que interessa, interessa a algo ou a alguém, nesse caso, interessa a muitos pintores, "a muitos pintores" é Objeto Indireto e portanto não pode ser o sujeito.

    ordem direta

    R: A observância dos detalhes interessa mais do que o engenho a muitos leitores.

    a observância = núcleo do sujeito

    (B) Até mesmo aos pés-de-galinha (dedicar) aquele pintor sua obsessiva atenção. Certo

    ordem direta

    R: Aquele pintor dedica sua obsessiva atenção até mesmo aos pés-de-galinha.

    aquele pintor = sujeito / aos pés-de-galinha = objeto indireto

    (C) A muitos amantes da pintura não (ocorrer) bem distingui-la da arte da fotografia. Errado.

    ordem direta

    R: distingui-lá da arte da fotografia não ocorre bem a muitos amantes da pintura.

    distingui-lá da arte da fotografia = sujeito (oração subordinada subjetiva)

    para facilitar, substituímos por "isso"

    isso não ocorre bem a muitos amantes da pintura.

    a muitos amantes da pintura = objeto indireto

    D) Não (haver) tantas preocupações com o realismo, a imaginação sairia ganhando. Errado.

    o verbo "haver" no sentido de "existir" é impessoal e portanto não se flexiona,deve permanecer no singular

    preocupações = Objeto direto

    (E) Há pintores cuja imaginação (ultrapassar) em muito os limites do realismo. Errado.

    o que ultrapassa ?

    R: a imaginação dos pintores ultrapassa os limites do realismo.

    abraço!