SóProvas


ID
2909194
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia e analise o texto abaixo:


“Decorrente do pressuposto de que o aluno progride em seu ritmo próprio, em pequenos passos, sem cometer erros, a avaliação consiste nesta abordagem, em se constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada. Avaliação está diretamente ligada aos objetivos estabelecidos. Na maioria das vezes inicia o próprio processo de aprendizagem, uma vez que se procura, através de uma pré-testagem, conhecer os comportamentos prévios a partir dos quais serão planejadas e executadas as etapas seguintes do processo de ensino e aprendizagem” (MIZUKAMI, 1986. p. 34).


Em sua obra, as abordagens do processo ensino-aprendizagem são categorizadas pela autora. O fragmento de texto acima, que trata do item “avaliação”, remete a qual abordagem?

Alternativas
Comentários
  • “Decorrente do pressuposto de que o aluno progride em seu ritmo próprio, em pequenos passos, sem cometer erros, a avaliação consiste nesta abordagem, em se constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada. Avaliação está diretamente ligada aos objetivos estabelecidos. Na maioria das vezes inicia o próprio processo de aprendizagem, uma vez que se procura, através de uma pré-testagem, conhecer os comportamentos prévios a partir dos quais serão planejadas e executadas as etapas seguintes do processo de ensino e aprendizagem” (MIZUKAMI, 1986. p. 34).

    D) Abordagem comportamentalista

  • A abordagem comportamentalista entende que o desenvolvimento das habilidades são determinadas por suas relações como meio em que se encontram. Para nortear as ideias desta abordagem é importante esclarecer o que os teóricos desta abordagem entendem por comportamento:

    • Comportamento = resposta do organismo a um estímulo externo (meio ambiente).

    • Estímulo = toda alteração do ambiente captada pelos órgãos receptores (dos sentidos).

    • Resposta = alterações que ocorrem no organismo em função de estímulos externos.

    Fonte: Portal Educação, acessado em 19/07/2019

  • Objetivo = behaviorismo.

  • O behavorismo, ou teoria comportamental, foi desenvolvido nos Estados Unidos da América John Watson (1878-1958) e na Rússia por Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936). Embora as bases desta teoria tenham sido desenvolvidas por estes pesquisadores, foi Burrhus Frederic Skiiner (1904-1990) que a popularizou, através de experimentos com ratos. Em seus experimentos, os ratos eram condicionados a determinadas ações, com recompensas boas ou ruins pelos seus atos. Assim, se moldava o comportamento destes a partir de um sistema de estímulo, resposta e recompensa.

    Nesta teoria, o comportamento deve ser estudado e sistematizado para que se possa modificá-lo. De acordo com esta teoria, a maneira como o indivíduo aprende é uma grandeza possível de ser mensurada tal e qual um fenômeno físico. Nesta teoria, a aprendizagem, independente da pessoa, deverá seguir as seguintes etapas:

    – Identificação do problema

    – Questionamentos acerca dos problemas

    – Hipóteses

    – Escolha das hipóteses

    – Verificação

    – Generalização. O cérebro a utilizará ao identificar problemas futuros semelhantes

  • MIZUKAMI

    1. Características Gerais - Busca conduzir o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade, - Volta-se para o que é externo ao aluno: o programa, as disciplinas, o professor. -Denominada também como Behaviorista. - O organismo está sujeito às contingências do meio. -Origem empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência. - O comportamento humano pode ser modelado e reforçado, através de recompensas e controle. -Enfoque no sujeito: principal elaborador do conhecimento humano. -Ênfase às relações interpessoais, à vida psicológica e emocional, a personalidade do indivíduo em seus processos de construção pessoal da realidade – pessoa integrada. -Estuda cientificamente a aprendizagem -Ênfase em processos cognitivos e na investigação científica. Na capacidade do aluno de integrar informações e processá-las. -Abordagem interacionista. - Enfatiza aspectos sócio-político-culturais, preocupando- -se com a cultura popular. - Movimento de Cultura Popular: possibilitar uma real participação do povo como sujeito de um processo cultural