SóProvas


ID
2910016
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nativos digitais: como as novas tecnologias contribuem para o aprendizado infantil


     O uso de tecnologia por crianças exige o acompanhamento cuidadoso

            dos pais, mas pode trazer bons resultados no aprendizado


      Cada vez mais, a tecnologia é usada no processo de aprendizagem infantil, com ferramentas interativas que facilitam a aquisição de conhecimento, o compartilhamento de pontos de vista e a discussão de diferentes ideias, auxiliando no desenvolvimento de um pensamento crítico e colaborativo. O Brasil vem em queda no ranking mundial de aprendizado de inglês. De acordo com o Índice de Proficiência em Inglês da Education First, em apenas 5 anos o país caiu 10 posições no ranking. Em 2011 ocupava o 31º lugar entre 80 países. Atualmente, a performance dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41.

      Em relação ao ensino do inglês na infância, um estudo da plataforma global Lingokids, para crianças de 2 a 8 anos, mostra que os pequenos retêm o dobro de vocabulário com o uso de aplicativos, em comparação com os métodos de aprendizado mais comuns. "A diversão é um fator chave para a rápida aquisição de vocabulário. Aprender brincando é uma forma muito eficaz de ensino, porque motiva as crianças e aumenta consideravelmente o tempo de atenção à atividade. Vídeos e jogos permitem interações com as palavras de forma divertida”, diz Cristobal Viedma, CEO e fundador de Lingokids.

      Há alguns anos, os pais tentavam decidir o tempo que seria permitido para seus filhos assistirem a televisão e jogarem videogame. Recentemente, essa preocupação passou a se estender para a utilização de tablets, celulares e computador. Desde tenra idade, as crianças estão imersas em um mundo tecnológico que influencia seus comportamentos. Por isso, há vários estudos que recomendam os limites de utilização de tecnologia, bem como a maneira como os pequenos devem interagir com ela.

      Para a diretora de tecnologias de aprendizagem da New America Foundation Lisa Guernsey, autora do livro Toque, clique e Leia com Michael Levine, crianças a partir de 18 meses já podem se beneficiar do uso de dispositivos tecnológicos. É importante que os pais participem ativamente dessas interações, supervisionando a qualidade do conteúdo que seus filhos consomem e o tempo de uso, bem como estabelecendo horários para brincadeiras, estudo, refeições e descanso.

       A jornalista Anya Kamenetz, autora do livro A arte do tempo de tela, compartilha da mesma ideia e assinala que “há um exagero quando se fala dos malefícios das telas” e que o importante é o acompanhamento ativo dos pais. “As crianças precisam da nossa ajuda para aprender a respeito das mídias e para interpretar o que veem. E ao ouvir seus filhos, você também pode compreender seus interesses. A paternidade digital positiva exige dedicação”, salienta a especialista.

      Com conteúdo da Divisão de Ensino da Língua Inglesa (ELT) da Oxford University Press, o aplicativo da Lingokids contém diferentes tipos de atividades, como vídeos e músicas com personagens animados, jogos e exercícios de alfabetização para atender a diferentes estilos de aprendizagem. Como 50% da capacidade de aprender é desenvolvida nos primeiros anos de vida, os sites e aplicativos pedagógicos são uma das formas mais interessantes de apresentar as crianças à tecnologia. A responsabilidade sobre o uso dos mesmos, como de tudo o que acontece com as crianças, fica do lado dos papais.

Por Camila Achutti Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/colunas/Novos-tempos/noticia/2018/08/nativos-digitais-como-novas-tecnologias-contribuem-para-o-aprendizado-infantil.html

Para fins de se manter a mesma ideia, o termo destacado em “Atualmente, a performance dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41” só não poderia ser substituído por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    a) "Atualmente, o desempenho dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41"

    b) "Atualmente, a teoria dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41"

    c) "Atualmente, a eficiência dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41"

    d) "Atualmente, a diligência dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41"

    e) "Atualmente, a atuação dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41"

    Diligência: Cuidado ativo, presteza em fazer alguma coisa; aguçadura, empenho, zelo. [...]

    Expressões - Fazer diligência: trabalhar, esforçar-se, empregar os meios para fazer alguma coisa.

    Fonte: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/diligência/

  • GABARITO: LETRA B

    “Atualmente, a performance dos brasileiros com o inglês desceu até o posto 41"

    Todas as alternativas são sinônimas, exceto a letra "B."

    Força, guerreiros(as)!!

  • diligência

    1substantivo feminino

    1.interesse ou cuidado aplicado na execução de uma tarefa; zelo.

    "mostra grande d. em tudo que faz"

    2. urgência ou presteza em fazer alguma coisa.

  • "A desempenho" fica bom mesmo...

    Deus me dibre dessa banca!

  • di·li·gên·ci·a
    (latim diligentia, -ae, atenção, cuidado, zelo, economia, poupança)

    substantivo feminino

    1. Aplicação, zelo, cuidado (para conseguir algo).

    2. .Atividade, pressa (em executar).

    3. Prontidão.

    4. Busca, pesquisa, averiguação.

    5. Antiga carruagem pública para transporte de passageiros com itinerário e horário fixos.

    6. [Militar]  Serviço extraordinário e urgente fora do quartel.

    7. [Militar]  Tropa que faz esse serviço.

    8. [Direito]  .Ato judicial praticado fora do tribunal ou dos cartórios.


    "diligência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/dilig%C3%AAncia [consultado em 22-03-2019].

  • "só nao"