SóProvas


ID
2910475
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Cartas sem resposta]

            Deixamos na terra natal, além de recordações plantadas no ar, pessoas de saúde frágil e idade avançada, às quais prometemos que nossa visita não vai demorar. Mesquinhas preocupações, cansaço, displicência, tédio de viajar por lugares muito sabidos, cisma de avião, tudo isso e pequenos motivos nos afastam da nossa promessa. Acabamos escrevendo apenas cartas. Cartas, cartas! Repetem mecanicamente um carinho que devia ser cálido e físico, carregam abstrações, sombra de beijos, não beijos. E chega um dia em que já não recebemos cartas em resposta às que continuamos a mandar. 


(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond. Fala, amendoeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 167/168)

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    A - Cronista dos melhores, o poeta Carlos Drummond de Andrade marcou com sua intensa poesia, a prosa que frequentou, e publicou nos jornais.

    C - Não nos faltam desculpas, confessemos; para tentar justificar junto aos velhos amigos, a distância que deixamos instalar-se, entre nós e eles.

    D - Ao final do texto o autor , com a delicadeza que o caracteriza, sugere que a falta de resposta, às cartas enviadas pode ser, em si mesma, uma notícia pesarosa.

    E - Muitas vezes acontece , de emprestarmos às cartas, mais que o cumprimento de um afeto , o protocolo frio de uma amizade que se conformou com a distância.

  • O poeta Drummond não é sujeito do verbo sair ele pode vir entre vírgulas ?

  • entre vírgulas pode, o que não pode é só uma vírgula ..apenas o que separaria o sujeito do verbo.

  • Correção:

    A) Cronista dos melhores, o poeta Carlos Drummond de Andrade marcou, com sua poesia, a prosa que frequentou e publicou nos jornais.

    B) Gabarito.

    C) Não nos faltam desculpas, confessemos, para tentar justificar, junto aos velhos amigos, a distância que deixamos instalar-se entre nós e eles.

    D) Ao final do texto, o autor, com a delicadeza que o caracteriza, sugere que a falta de resposta às cartas enviadas pode ser, em si mesma, uma notícia pesarosa.

    E) Muitas vezes acontece de emprestarmos às cartas, mais que o cumprimento de um afeto, o protocolo frio de uma amizade, que se conformou com a distância.

    ----------

    Qualquer erro, mensagem no inbox!

    GABARITO, PORTANTO: LETRA B.

  • Quanto ao item "C":

     

    Não nos faltam desculpas, confessemos; para tentar justificar junto aos velhos amigos, a distância que deixamos instalar-se, entre nós e eles. 

     

    não há sentido em empregar o ponto e vírgula. Ele, geralmente, separa orações independentes. E isso não é o caso da oração, pelo contrário, existe uma dependência. Após "confessemos" se apresenta uma justificativa para o fato de não nos faltar desculpas. Nesse contexto, o adequado seria os dois pontos:

     

     

    Não nos faltam desculpas, confessemos: para tentar justificar junto aos velhos amigos, a distância que deixamos instalar-se, entre nós e eles. 

  • Maravilhado com o texto. Eu nunca havia lido a poesia do Drummond em prosa.

    Um gigante, orgulho do Brasil!

  • O " o poeta Drummond" em questão seria um Aposto explicativo por isso as duas vírgulas. #acho.

  • GABARITO: LETRA B.

  • gab.B

  • Virgula separa o Aposto e o Vocativo

    Obs : O único que não vem com virgula é aposto especificativo – nome de rua , nome de praça etc .

    Ex1 – Fabiana , a secretaria do curso , ligou e deixou recado. (aposto explicativo)

    EX2 – Xapuri, importante município a 150 quilômetros da capital do Acre , Rio Bonito , fio o principal cenário de atuação de Chico Mendes.

    importante município a 150 quilômetros da capital do Acre - aposto explicativo

    Rio Bonito - aposto explicativo

    EX3 – O município de Xapuri foi o principal cenário da atuação de Chico Mendes ( Aposto especificativo – sem virgula )

    Muito bom dia , Senhora ! ( Vocativo )