Classe A - incêndios em materiais sólidos combustíveis, que queimam em profundidade e extensão, deixando resíduos, como: papel, tecido, algodão, borracha e a madeira, entre outros. Para combater esse tipo de fogo, o agente extintor mais adequado é a água. Para isso, deve-se fazer uso dos extintores de incêndio portáteis carregados com água.
Classe B - (materiais em líquidos inflamáveis). Nestes casos o incêndio pode ser combatido com extintores de pó químico seco BC ou ABC, extintores de gás carbônico (CO2) e ainda com extintores de espuma mecânica, caso o incêndio não seja tridimensional (ex: liquido sob pressão, gás, derramamento em gravidade, etc).
Classe C - incêndios em equipamentos elétricos energizados. Tanto o extintor de pó químico seco a base de bicarbonato de sódio ou potássio, (BC) ou fosfato monoamonico (ABC), quanto o extintor de CO2 são adequados para combater este tipo de incêndio.
Classe D - (potássio, o magnésio, o titânio, o lítio e o sódio, entre outros) Para estes riscos devem ser utilizados extintores especiais carregados com pó químico classe D adequado para cada tipo de metal.
LETRA E