A síndrome da angústia respiratória (denominada antigamente doença da membrana hialina) é um distúrbio respiratório no qual os alvéolos (sacos aéreos) dos pulmões do recém-nascido não permanecem abertos por causa da elevada tensão superficial resultante da produção insuficiente de surfactante.
Kernicterus é uma afecção decorrente de lesão neurológica por deposição de bilirrubina indireta nos núcleos da base que apresenta quatro períodos clínicos. O segundo período caracteriza-se por hipertonia dos múscu- los extensores e opistótono.
Os erros inatos do metabolismo (EIM) são distúrbios de natureza genética que geralmente correspondem a um defeito enzimático capaz de acarretar a interrupção de uma via metabólica. Ocasionam, portanto, alguma falha de síntese, degradação, armazenamento ou transporte de moléculas no organismo.
Exsanguíneo transfusão (ET) é o procedimento em que o sangue do recém-nascido é removido e substituído pelo de um doador compatível.
A policitemia, também chamada eritrocitose, consiste no aumento do número de hemácias circulantes por volume de sangue, que é refletido pela elevação do hematócrito ou dos níveis de hemoglobina. As 3 categorias principais de policitemia são: (1) policitemia relativa, (2) policitemia secundária e (3) policitemia primária ou policitemia vera.