SóProvas


ID
2913715
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Enzimas extracelulares são moléculas que catalisam reações químicas em torno das células e ativam a transformação de um substrato em um produto. Há enzimas que são chaves para a produção de mediadores químicos envolvidos em respostas fisiológicas e que são alvos da inibição pela indústria farmacêutica. Essas inibições podem ocorrer em enzimas do próprio indivíduo ou em enzimas de vírus ou bactérias, agentes de patologias dos indivíduos. Assinale a alternativa correta com relação a antimicrobianos que apresentam atividade farmacológica por atuarem sobre enzimas de agentes patológicos.

Alternativas
Comentários
  • a) As sulfonamidas agem na enzima DD peptidase (agem na enzima Di- Hidropteroato sintetase) (Errado)

    b)Os β-lâctamicos agem na enzima di-hidropteroato sintetase ( agem na enzima DD peptidase) (Errado)

    c)A trimetropina age na enzima aminoaciltranspeptidase-peptidiltransferase ( age na enzima Di- Hidrofolato redutase) (Errado)

    d)O cloranfenicol age na enzima di-hidrofolato redutase ( age na enzima aminoaciltranspeptidase-peptidiltransferase) (Errado)

    e)As quinolonas agem na enzima topoisomerase IV (Correto)

  •  e)As quinolonas agem na enzima topoisomerase IV.

    As quinolonas e fluoroquinolonas são grupos relacionados de antibióticos, derivados do ácido nalidíxico, usados no tratamento das infecções bacterianas. Os fármacos da classe podem desencadear uma vasta onda de efeitos colaterais debilitantes e portanto não devem ser usadas como primeira linha de tratamento

  • Complementando, as quinolonas agem também sobre a topoisomerase II, ou melhor, DNA Girase.