SóProvas


ID
2913727
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a descrição correta do potencial farmacocinético e farmacodinâmico das interações entre antineoplásicos e outros medicamentos.

Alternativas
Comentários
  • A) Administração de metotrexato e ácido acetilsalicílico: o ácido acetilsalicílico pode diminuir (aumentar) as concentrações plasmáticas do metotrexato, aumentando o risco de toxicidade medular e hepática ( causa uma redução significativa do fluxo sanguíneo renal, resultando em redução da excreção do metotrexato) (ERRADO)

    B)Administração de varfarina e tamoxifeno: diminuição (aumenta) do risco de sangramento.(tamoxifeno inibe a agregação plaquetária e que, por conseguinte, aumentam o risco de hemorragia através do efeito aditivo da varfarina) (ERRADO)

    C)Administração de bleomicina e interferon: possível toxicidade hepática e pulmonar (O interferon alfa (IFNa) é uma glicoproteína pertencente à família das citocinas, cujas propriedades antitumorais, a bleomicina faz parte de um grupo de antibioticos glicopeptideos citotóxicos contendo enxofre, que tem atividade antitumoral - A bleomicina e interferon- costumam ser administrados juntos) (ERRADO)

    D)Administração de metotrexato e prednisolona: a prednisolona pode diminuir o clearence total do metotrexato.(CORRETO)

    E)Administração de doxorrubicina, amiodarona, claritromicina e levofloxacino: interrupção da quimioterapia (ERRADO)

  • Alternativa A: Alguns fármacos, como o AAS (ácido acetilsalicílico) – analgésico e antipiréticopodem competir entre si pelos sítios de ligação proteica, sendo deslocado o que tem menor afinidade pelos mesmos, ficando, consequentemente, com a fração livre aumentada no plasma. Por conta disso, a associação desses dois fármaco pode gerar aumento da toxicidade hematológica do metotrexato -  tratamento para artrite reumatoide e da psoríase grave em adultos (diminuição da depuração renal do metotrexato por agentes anti-inflamatórios em geral e deslocamento do metotrexato, ligado às proteínas plasmáticas, pelos salicilatos). Logo, alternativa incorreta, pois aumenta a quantidade de metotrexato no plasma.

    Alternativa B: A relação de varfarina – anticoagulante – com tamoxifeno, esse usado para o tratamento com câncer de mama, está envolvida com um mecanismo desconhecido. O tamoxifeno em combinação com varfarina, através desse mecanismo, induz uma inibição enzimática, nesse processo, a substância inibidora (tamoxifeno) forma ligações químicas com as enzimas, gerando o aumento do tempo no efeito anticoagulante da varfarina. Se associados, considerar o uso de doses menores de varfarina e monitorar os valores de INR (tempo de protrombina). Logo, essa alternativa está incorreta.

    Alternativa C: Bleomicina é indicado no tratamento paliativo de carcinomas e linfomas como agente único ou em associação a outros quimioterápicos. Tem sido utilizado como agente único ou em combinação com outros agentes quimioterápicos, no tratamento das seguintes neoplasias: carcinoma de testículo, de células escamosas, linfomas e derrame pleural maligno. Relações Farmacocinética/Farmacodinâmica sugerem que o aumento da toxicidade é uma consequência de clearance renal (principal local de depuração) reduzido de bleomicina em pacientes com disfunção renal, resultando em meia-vida de eliminação prolongada e aumento da área sob a curva de concentração plasmática x tempo comparado a pacientes com função renal normal. Deve haver cuidado também com pacientes com função pulmonar alterada.

    Alteranativa D: Mais de 80% dos pacientes experimentam efeitos colaterais relacionados ao uso de corticoides, mas mais de 60% dos pacientes com artrite de células gigantes experimentam recaídas durante o tratamento com corticosteroides, observam os autores. Estudos anteriores sugeriram os possíveis benefícios em termos de economia de corticosteroides durante a primeira fase no tratamento de artrite reumatoide (AR), podendo gerar uma indução enzimática do fármaco. Logo, reduzindo sua taxa de depuração. Alternativa correta.

    Alternativa E: A interação entre os 4 tipos de tratamento é altamente grave, pode gerando arritmias, redução do efeito antimicrobiano, decorrente de diversas interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas, porém na alternativa não houve uma explicação correta do potencial de interação. Logo, alternativa incorreta.