- ID
- 2914774
- Banca
- UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
Netto (2011) indica que o processo de renovação do serviço social no Brasil expressa a reflexão profissional em três direções principais: a perspectiva modernizadora, a perspectiva de reatualização do conservadorismo e a perspectiva de intenção de ruptura. Em relação a essas três direções, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A perspectiva modernizadora se caracterizou como um esforço para adequar o serviço social como instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais e como estratégia de desenvolvimento capitalista no marco das exigências colocadas pelos processos políticos pós-1964.
II. O auge da formulação da perspectiva modernizadora se dá na segunda metade dos anos 1960.
III. O Método de Belo Horizonte é o texto símbolo da perspectiva modernizadora.
IV. Instalada explicitamente no universo dos assistentes sociais, no início dos anos 1960, a perspectiva da reatualização do conservadorismo registrou fortes polêmicas em torno de suas proposições de combate ao pensamento católico tradicional.
V. Os dois documentos símbolos da perspectiva da reatualização do conservadorismo foram os textos dos seminários de Araxá e Teresópolis.
VI. A intenção de ruptura manifesta a pretensão de romper com a herança teórico-metodológica do pensamento conservador e com seus paradigmas de intervenção social.
VII. Na primeira metade dos anos 1980, a perspectiva da intenção de ruptura dá o tom da polêmica profissional e coloca as características da retórica politizada das vanguardas profissionais, de modo que fornece a impressão de que possuiu uma inconteste hegemonia no universo profissional.