SóProvas


ID
2914819
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o contexto que permeia os dilemas atuais da universidade pública brasileira, com base em Chauí (2003), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A universidade é uma instituição social e, como tal, exprime de maneira determinada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo.

II. Vemos no interior da instituição universitária a presença de opiniões, atitudes e projetos conflitantes, que exprimem divisões e contradições da sociedade.

III. A universidade como instituição social diferenciada e autônoma não é possível em um Estado republicano e democrático.

IV. Se quisermos tomar a universidade pública por uma nova perspectiva, precisamos começar exigindo, antes de tudo, que o Estado não tome a educação pelo prisma do gasto público e sim como investimento social e político, o que só é possível se a educação for considerada um direito e não um privilégio ou serviço.

Alternativas
Comentários
  • III. A universidade como instituição social diferenciada e autônoma não é possível em um Estado republicano e democrático.

  • III. Em outras palavras, a universidade como instituição social diferenciada e autônoma é possível em um Estado republicano e democrático.

    A universidade pública sob nova perspectiva* Marilena Chaui Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

  • Gabarito: A - Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.

    III. A universidade como instituição social diferenciada e autônoma em um Estado republicano e democrático. (só é possível)

    [...]

    I.

    A universidade é uma instituição social e como tal exprime de maneira determinada a estrutura e o modo de funcionamento da sociedade como um todo. Tanto é assim que vemos no interior da instituição universitária a presença de opiniões, atitudes e projetos conflitantes que exprimem divisões e contradições da sociedade. [...]

    Vista como uma instituição social, cujas mudanças acompanham as transformações sociais, econômicas e políticas, e como instituição social de cunho republicano e democrático, a relação entre universidade e Estado também não pode ser tomada como relação de exterioridade, pois o caráter republicano e democrático da universidade é determinado pela presença ou ausência da prática republicana e democrática no Estado. Em outras palavras, a universidade como instituição social diferenciada e autônoma só é possível em um Estado republicano e democrático.

    [...]

    III.

    Se quisermos tomar a universidade pública por uma nova perspectiva, precisamos começar exigindo, antes de tudo, que o Estado não tome a educação pelo prisma do gasto público e sim como investimento social e político, o que só é possível se a educação for considerada um direito e não um privilégio, nem um serviço.

    [...]

    Chaui, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva - Rev. Bras. Educ. no.24 Rio de Janeiro Sept./Dec. 2003 - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000300002