SóProvas


ID
2916424
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o Diagnóstico Organizacional, considere as assertivas abaixo:


(I) É de fundamental importância para que a empresa identifique suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;

(II) Pode ocorrer por pesquisa-diagnóstico, estando ligada ao clima organizacional, podendo ter abordagem geral ou ser focado em uma área ou questão específica da organização;

(III) Dá suporte a intervenções da organização, para intervir no cenário através das pessoas, utilizando e aperfeiçoando continuamente seus processos e melhorando as entregas de resultado;


É VERDADEIRO o que se lê nas assertivas:

Alternativas
Comentários
  • Diagnóstico organizacional é um conjunto de ações e análises que irá auxiliar os gestores a avaliarem profundamente a empresa, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. Com isso, é possível identificar e até mesmo prevenir problemas, bem como encontrar soluções mais certeiras para resolvê-los. Consegue também formular todo um mapeamento de oportunidades e pontos que necessitam de melhorias, fornecendo um melhor embasamento para a tomada de decisão. Obs: O item I, ao acrescentarem "oportunidades e ameaças", vi como análise SWOT, mas a utilização do diagnóstico abrange esses pontos também.

    Logo, os três itens estão corretos.

    GAB. "E".

    Fonte: <https://www.setting.com.br/blog/consultoria/como-fazer-um-diagnostico-organizacional/>.

  • Quanto ao item I, é sugerido a utilização da análise SWOT.

    Quanto ao item III, o diagnóstico organizacional também serve para identificar o fenômeno da contracultura.

  • Mas se tivesse como alternativa somente II e III, adeus, eu tinha marcado.

  • Questão bem facil.

  • ANÁLISE SWOT:

    • Ferramenta de diagnóstico estratégico criada pela Escola do Design de Planejamento.

    • Por meio dela, realiza-se a auditoria de posição, que analisa as forças e fraquezas do ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

    • Relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiências versus fatores que são de mercado, como ambiente político, economia, aspectos sociais e tecnológicos.

    • Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas e de possíveis linhas de ação. 

    FONTE: Gran cursos.

  • I, II e III.