SóProvas


ID
2916538
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

    O  debate  em  torno  da  construção  de  um  muro  na  fronteira  tem  causado  um  impasse  entre  o  Executivo  e  o  Legislativo  americanos:  o  presidente Donald Trump,  nesses  primeiros  dias  de  janeiro,  não  conseguiu  que  o  Congresso  aprovasse um orçamento de US$ 5,6 bilhões para a “grande  barreira” de concreto ou aço que quer construir. 


Internet: https://www.bbc.com/ (com adaptações). 

Quanto ao assunto abordado no texto acima e a temas correlatos, julgue o item


O impasse entre o Executivo e o Legislativo americanos provocou o que se chama localmente de shutdown, que vem a ser a impossibilidade de o governo tomar decisões em política externa.

Alternativas
Comentários
  • O shutdown paralisou as decisões internas, e não externas, diversas categorias ficaram sem pagamento, museus foram fechados, e outros serviços públicos.

  • Vale destacar que o shutdown americano está relacionado com a não aprovação pelo congresso do orçamento do ano. O deste ano foi um dos mais longos da história recente americana, prolongando-se por quase 20 dias.

  • "O debate em torno da construção de um muro na fronteira sul dos EUA tem causado um impasse entre o Executivo e o Legislativo americano: o presidente  não conseguiu que o Congresso aprovasse um orçamento de US$ 5,6 bilhões para a "grande barreira" de concreto ou aço que quer construir e, na ausência de consenso orçamentário, diversos serviços e agências governamentais tiveram de interromper suas atividades, causando o que se chama de "shutdown" - ou paralisação."

    Fonte: BBC News

  • Basicamente, um “shutdown” é a paralisação do governo e isso ocorre porque o orçamento do atual ano fiscal não foi aprovado. Neste cenário, o governo não pode mais se comprometer com nenhum gasto, levando a um congelamento dos serviços e atividades governamentais até que o orçamento seja aprovado.

    https://www.infomoney.com.br/mercados/shutdown-o-que-e-e-quais-as-consequencias-da-paralisacao-que-esta-abalando-o-governo-dos-eua/