SóProvas


ID
2918980
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Inhumas - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      Óbito do autor
 
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adoptar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escripto ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia -- peneirava -- uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéa no discurso que proferiu à beira de minha cova: -- «Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.

Assis, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 15.

Assinale a alternativa em que os verbos erigir – reaver – ir – ser – cerzir – cantar, respectivamente, estão corretamente classificados quanto a flexão que apresentam quando são conjugados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Verbos abundantes são verbos que apresentam particípio duplo, ou seja, duas formas equivalentes no particípio, uma regular e uma irregular.

    Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas --- Reaver --- Presente do indicativo ---- não há conjugação em algumas "pessoas", logo não há, também, no imperativo.

    Os verbos anômalos são aqueles que, em sua conjugação, apresentam no radical alterações mais profundas do que os verbos irregulares ---- IR e SER ---- Eu vou, veja, o radical muda completamente. Quando eles forem felizes, veja, verbo "ser" mudou completamente.

    Verbos regulares são aqueles que quando são conjugados não sofrem alteração no radical. Cantar, não sofre alteração.

    Força, guerreiros(as)!!

  • erigir - verbo abundante --> São os que têm mais de uma forma no particípio: o REGULAR (com desinências -ADO e -IDO) e o IRREGULAR.

    Erigido (particípio regular)

    Ereto (particípio irregular)

    reaver - verbo defectivo --> são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.

    O verbo reaver no presente do indicativo é conjugado apenas no nós e no vós. No imperativo afirmativo é conjugado apenas no vós. Não é conjugado nem no presente do subjuntivo nem no imperativo negativo.

    ir - verbo anômalo

    ser - verbo anômalo

    Verbos anômalos são aqueles que, em sua conjugação, apresentam no radical alterações mais profundas do que os verbos irregulares.

    IR: vou, fui, irei

    SER: seja, era.

    cerzir - verbo irregular --> são aqueles que sofrem alterações no radical e/ou nas terminações, afastando-se do paradigma. 

    Cerzir: cirzo, cerzi, cerzia.

    cantar - verbo regular --> são verbos que não apresentam alterações no radical em sua conjugação.

    Cantar: canto, cantei, cantava

    Fonte:

    https://www.estudofacil.com.br/verbos-anomalos-quais-sao-e-tabela-de-conjugacao/

    http://www.portuguesconcurso.com/2009/08/verbos-abundantes-concurso.html

    https://www.infoescola.com/portugues/verbos-regulares-e-irregulares/