SóProvas


ID
2919859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item a seguir, utilizando uma análise crítica dos aspectos bioéticos e dilemas relativos ao Código de Ética e Deontologia da Enfermagem.


Os profissionais de enfermagem estão livres de responsabilidades civis e penais quando executam, mesmo contra sua vontade, uma transfusão sanguínea em uma situação de risco de vida.

Alternativas
Comentários
  • Art. 77 Executar procedimentos ou participar da assistência à saúde sem o consentimento formal da pessoa ou de seu representante ou responsável legal, exceto em iminente risco de morte. (DAS PROIBIÇÕES)

  • SE O PROFISSIONAL SE NEGAR ESTARÁ SENDO NEGLIGENTE.

    Negligência:

    Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação.

  • 2º – Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis”. (CFM. Resolução nº 1.021/80).

  • Essa questão é passível de recurso.
    1. Caso iminente de morte não tem escolha, deverá realizar a transfusão mesmo sem o aceite do paciente ou seu representante legal, porém deve registrar a recusa em prontuário e evoluir o motivo da transfusão.
    2. precisa levar em consideração as recentes alternativas disponíveis de tratamento
    3. a possibilidade de transferência para equipes com profissionais treinados em tratamentos através de substitutos do sangue.
    4. Sempre realizar o registro e requerer a assinatura da negativa do aceite do tratamento.