SóProvas


ID
2919973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

      Um homem de setenta anos de idade, com hipertensão arterial e diabetes melito, buscou atendimento médico com relato de dor torácica, retroesternal, desencadeada por esforços moderados. Relatou uso contínuo de inibidor da enzima conversora de angiotensina e metformina. Como o resultado do seu teste ergométrico mostrou-se inconclusivo, foi indicada a realização de angiografia coronariana. No dia seguinte ao desse procedimento, ele retomou as atividades laborais e o uso dos medicamentos de rotina. Dois dias depois do cateterismo, esse paciente apresentou náuseas, vômitos e redução do volume urinário. Após avaliação e realização de exames, foi diagnosticada insuficiência renal aguda (IRA).

A respeito desse quadro clínico, julgue o item seguinte.


A idade avançada, o diabetes melito e os dois medicamentos de uso contínuo foram fatores predisponentes à nefrotoxicidade associada ao uso do contraste.

Alternativas
Comentários
  • A nefropatia de contraste (NC) é uma patologia iatrogénica devida a procedimentos envolvendo a administração de agentes de contraste iodado. Há vários fatores de risco para nefrotoxicidade por contraste, os doentes com insuficiência renal prévia ou com nefropatia diabética com insuficiência renal são os que têm risco mais elevado. Consideram-se ainda como fatores de risco clássicos a idade avançada, a depleção de volume intravascular peri-procedimento e a presença de insuficiência cardíaca congestiva. Finalmente, o potencial de nefrotoxicidade varia ainda com o volume e tipo de contraste administrado e o uso concomitante de fármacos nefrotóxicos. 

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     


    Bibliografia
     

    Santos RO, et al. Nefropatia de contraste, Acta Med Port. 24(5):809-820, 2011.