-
As variáveis quantitativas são características que podem ser descritas por números, sendo estas classificadas entre contínuas e discretas.
– Variáveis discretas: a variável é avaliada em números que são resultados de contagens e, por isso, somente fazem sentido números inteiros. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
– Variáveis contínuas: a variável é avaliada em números que são resultados de medições e, por isso, podem assumir valores com casas decimais e devem ser medidas por meio de algum instrumento. Exemplos: massa (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
As variáveis qualitativas (ou categóricas) são as características que não possuem valores quantitativos, mas, ao contrário, são definidas por categorias, ou seja, representam uma classificação dos indivíduos. E podem ser nominais ou ordinais.
– Variáveis nominais: não existe ordenação dentre as categorias. Exemplos: sexo, cor dos olhos, fumante/não fumante, doente/sadio.
– Variáveis ordinais: existe uma ordenação entre as categorias. Exemplos: escolaridade (1º, 2º, 3º graus), estágio da doença (inicial, intermediário, terminal), mês de observação (janeiro, fevereiro,…, dezembro).
Entretanto, as distinções são menos rígidas do que a descrição acima insinua. Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa.
Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal). Outro exemplo é o peso dos lutadores de boxe, uma variável quantitativa (contínua) se trabalharmos com o valor obtido na balança, mas qualitativa (ordinal) se o classificarmos nas categorias do boxe (peso-pena, peso-leve, peso-pesado, etc.).
-
-
Letra A
Variável Qualitativa:
- Nominais: nome/sexo
- Ordinais: ordem/classe social
Variável Quantitativa:
- Discreta: valores inteiros (ex.: número de filhos)
- Contínuas: valores quebrados (ex.: altura de alguém)
-
I. Tamanho de um objeto (pequeno, médio ou grande) ---> Qualitativa Ordinal
II. Volume de água em um rio ---> Quantitativa Contínua
III. Número de clientes numa fila ---> Quantitativa Discreta
IV. Número da seção de votação ---> Qualitativa Nominal
V. Comprimento de um inseto ---> Quantitativa Discreta
VI. Classe Social ---> Qualitativa Ordinal
-
I. Tamanho de um objeto (pequeno, médio ou grande) – QUALITATIVA - ORDINAL
II. Volume de água em um rio – QUANTITATIVA - CONTÍNUA
III. Número de clientes numa fila – QUANTITATIVA - DISCRETA
IV. Número da seção de votação – QUALITATIVA - NOMINAL
V. Comprimento de um inseto – QUANTITATIVA - CONTÍNUA
VI. Classe Social – QUALITATIVA - ORDINAL
QUANTITATIVA = VALORES NUMÉRICOS (é possível calcular a média)
QUALITATIVA = CATEGÓRICA -> CATEGORIAS
-
I. Tamanho de um objeto (pequeno, médio ou grande)
VARIÁVEL QUALITATIVA ORDINAL
◙ Na variável qualitativa: a resposta para ela é sempre um atributo, nunca uma quantidade;
◙ Qualitativa ordinal (atributos que podem ser ordenados): no caso,
○ pequeno
○ médio
○ grande
II. Volume de água em um rio
VARIÁVEL QUANTITATIVA CONTÍNUA
◙ Nesse tipo de variável, nós não conseguimos enumerar seus possíveis valores;
◙ Ou seja, não conseguimos enumerar, no caso, o volume de água de um rio, certo?
◙ Varíaveis contínuas são aquelas que assumem valores em determinado intervalo da reta real; ou seja, associamos varíavel contínua ao conjunto dos números reais (ou a um subconjunto, um intervalo real qualquer);
III. Número de clientes numa fila
VARIÁVEL QUANTITATIVA DISCRETA
◙ Em uma variável desse tipo, os valores apresentados correspondem a um conjunto enumerável de pontos da reta real;
◙ Na variável discreta, nós conseguimos enumerar seus valores: no caso, conseguimos enumerar o número de clientes em uma fila!
IV. Número da seção de votação
VARIÁVEL QUALITATIVA ORDINAL
◙ Nesse tipo de variável, suas atribuições não são números, e sim atributos (ou uma qualidade);
◙ Ou seja, mesmo que suas realizações não sejam numéricas, é possível sua ordenação: no exemplo, ordenamos a seção em : seção 1, seção 2, seção 3 (ou poderia ser, também: seção A, seção B, seção C);
◙ É possível o estabelecimento de uma ordem;
V. Comprimento de um inseto
VARIÁVEL QUANTITATIVA CONTÍNUA
◙ Na variável contínua não é possível enumerar os possíveis valores: por exemplo dos insetos, possuem vários comprimentos, né? No caso, dado o comprimento de um inseto, não conseguiríamos determinar o valor do próximo inseto...e é por isso que se diz que o comprimento do inseto é uma variável contínua;
◙ As variáveis contínuas são aquelas que assumem valores em determinado intervalo da reta real;
○ Ou seja: associamos a variável contínua ao conjunto dos números reais (ou a um subconjunto, um intervalo real qualquer);
VI. Classe Social
VARIÁVEL QUALITATIVA NOMINAL
◙ De pontro, já sei que é uma varíavel qualitativa, pois a resposta p/ ela é sempre uma atributo, nunca uma quantidade; no caso da classe socia: ou é rico, pobre ou classe média, por exemplo.
◙ Na qualitativa nominal não há como ordenar: não há uma ordem, por exemplo de ser: pobre, classe média ou rico; a pesoa pode ser pobre, ganhar na mega sena (meu sonho) e se tornar rico rapidão;
-
Minha dúvida era quanto ao número das sessões de votação.
É qualitativa porque o número é uma denominação, não conta, não mede quantidade, na realidade, nomeia cada sessão.
No entanto, acreditava que era ordinal, pois teria alguma lógica sequencial nesses números. Aparentemente não, a ordem não é relevante. É como um nome, porém numérico.
-
O número da seção de votação é qualitativa, pois - apesar de ser um número - não é uma medida, é só uma identificação de um local x.
-
discordo, sobre o numero da seção de votação, existe uma ordenancia, o número identifica essa ordem, portanto deveria ser quantiativo ordinal
-
Respondendo o Colega Matheus Pazin
Embora o número da seção de votação seja um número, ele não representa uma medida, apenas uma identificação. Quando dizemos que a seção é a número 235, isso não quer dizer nada sobre a seção específica.
Portanto, trata-se de uma variável qualitativa nominativa.
-
Acrescentando, as variáveis podem ser:
- Quantitativas (numéricas):
- Discreta - assumem apenas valores inteiros. Ex.: número de irmãos, número de passageiros
- Contínua - assume qualquer valor no intervalo dos números reais. Ex.: peso, altura
- Qualitativas (categóricas):
- Nominal - quando as categorias não possuem uma ordem natural. Ex.: nomes, cores, sexo
- Ordinal - quando as categorias podem ser ordenadas. Ex.: tamanho (pequeno, médio, grande), classe social (baixa, média, alta)
-
Minha contribuição.
Variável: é um atributo ou característica (ex.: sexo, altura, salário etc.) dos elementos de uma população que pretendemos avaliar.
Observação: valor que a variável assume para determinado indivíduo.
Uma variável pode ser classificada em:
Qualitativa: quando não assume valores numéricos, podendo ser dividida em categorias. Ex.: o sexo dos moradores de Brasília é uma variável qualitativa, pois pode ser dividido nas categorias Masculino ou Feminino.
Quantitativa: quando puder assumir diversos valores numéricos. Ex.: a altura dos moradores é uma variável quantitativa: 1,80m; 1,55m; 1,20m; 2,10m etc.
As variáveis quantitativas podem ser ainda divididas em:
a) Contínuas: quando a variável pode assumir infinitos valores entre dois números. Ex.: a variável Altura é contínua. Se alguém tem exatamente 1,80m, e outra pessoa tem 1,81m, você concorda que existem infinitas alturas entre essas duas? Por exemplo, é possível que alguém tenha 1,80000001m. Ou 1,80000000001m. E assim por diante.
b) Discretas: quando a variável só pode assumir uma quantidade finita de valores entre dois números. Ex.: se uma pessoa tem 3 irmãos e outra pessoa tem 7 irmãos, quantas possibilidades temos entre as duas? Ora, temos 4, 5 ou 6 irmãos apenas. É um número finito de possibilidades (três), de modo que a variável “quantidade de irmãos de uma pessoa” é discreta.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Variáveis nominais: são aquelas definidas por “nomes”, não podendo ser colocadas em uma ordem crescente. Ex.: a variável “sexo dos moradores de um bairro” é nominal, pois só pode assumir os valores “masculino” ou “feminino”. Veja que não há uma ordem clara entre esses dois possíveis valores (não há um valor maior e outro menor).
Variáveis ordinais: são aquelas que podem ser colocadas em uma ordem crescente, mas não é possível (ou não faz sentido) calcular a diferença entre um valor e o seguinte. Ex.: numa escola onde as notas dos alunos sejam dadas em letras (A, B, C, D ou E), sabemos que a menor nota é “E” e a maior é “A”. Embora seja possível ordenar as notas, não podemos mensurar quanto seria, por exemplo, a subtração A – B.
Variáveis intervalares: são aquelas que podem ser colocadas em uma ordem crescente, e é possível calcular a diferença entre um valor e o seguinte. Ex.: se as notas dos alunos forem dadas em números (de 0 a 10), sabemos que a nota 5 é maior que a nota 3, e que a diferença entre elas é 5 – 3 = 2.
Fonte: Direção
Abraço!!!
-
I. Tamanho de um objeto (pequeno, médio ou grande) ➡ Qualitativa Ordinal
II. Volume de água em um rio ➡ Quantitativa Contínua
III. Número de clientes numa fila ➡ Quantitativa Discreta
IV. Número da seção de votação ➡ Qualitativa Nominal
V. Comprimento de um inseto ➡ Quantitativa Contínua
VI. Classe Social ➡ Qualitativa Ordinal
Gabarito letra A ✅
-
#PMMINAS