-
O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.
Logo, se ele recebe as coordenadas vindas do nível intermediário, para a então realização das ações, ele está mais ligado ao NÍVEL TÁTICO.
-
Errado.
O planejamento operacional tem mais a ver com o tático, e este, por sua vez, tem mais a ver com o estratégico.
-
ESTRATÉGICO → TATICO → OPERACIONAL
-
ESTRATÉGICO → TATICO → OPERACIONAL
-
O planejamento operacional é um desdobramento do planejamento tático.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Adendo:
Planejamento tático : mercadológico(marketing), financeiro, recursos humanos e produção;
Planejamento operacional: Procedimentos, orçamentos, programas, regras e regulamentos;
O planejamento estratégico é insuficiente de forma isolada, para o alcance de resultados. São necessários desdobramento e a descentralização em planos táticos e operacionais, de forma, integrada e alinhada, para a consecução de vantagem competitiva.
Esquema:
(Tático) >>>>>>> planejamento financeiro >>>>>>>> (operacional) plano de investimento>>> resultados;
FONTE: Elisabete de Abreu e Lima Moreira 3° edição, pág359-360.
bons estudos
-
-
questão para não zerar!!
-
Operacional tem mais a ver com o Tático
-
GABARITO: ERRADO
Planejamento operacional:
O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com o que fazer e com o como fazer as atividades quotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional está voltado para a otimização e maximização de resultados, enquanto o planejamento tático está voltado para a busca de resultados satisfatórios. O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da organização. Cada plano pode consistir em muitos sub planos com diferentes graus de detalhamento. No fundo, os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização, a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da organização.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.