SóProvas


ID
2926651
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item

Se os empregados de determinada empresa precisam trabalhar vestindo batas brancas, tal característica constitui um artefato da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Três níveis da CULTURA ORG:

     

     

    1º - Artefatos (aspectos visíveis): Abertos,formais, movéis, decoração, símbolos 

     

     

    2º- Valores (invisíves) - informais, fechados, ocultos, crenças, respeito, diversidade, transparência, enraizados

     

     

    3º- Pressupostos básicos - mais íntimo, profundo e oculto, crenças e percepções 

  • Camadas (níveis) da cultura organizacional, segundo Schein:

    Artefatos:

    *São as estruturas, processos organizacionais, regulamentos, rituais, ritos, cerimônias e padrões de comportamento.

    *São visíveis e superficiais.

    Valores Compartilhados:

    *São as filosofias, estratégias e objetivos.

    Pressuposições Básicas:

    *São as crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos

    *São as mais profundas e geralmente impossíveis de observar.

  •               / \
                 /    \ ARTEFATOS     

               /  .   \     
              /     . -\    
             /    .     \  
            /-          .\  

           /      .       \ VALORES COMPARTILHADOS
          /                \
         /-._     .   _.-  \    
        /         .            \    
       /          .             \     

      /      -._  .         _.-\  PRESSUPOSTOS BÁSICOS    
       `-._       ;       _.-`    
           `-._   ;   _.-`
               `-._.-`

     

     

    ARTEFATOS

    [FCC/TRF 5ª REGIÃO/TJAA/2017/Q855175]

    Cultura e clima organizacional são identificados sob diferentes aspectos pelos doutrinadores, sempre com ênfase na importância de ambos nas organizações. Um desses aspectos são os denominados “artefatos observáveis”, que dizem respeito d) à camada mais superficial e visível da cultura da organização. [C]

    [CESPE/ EMAP/2018/Q912665] Artefatos, tecnologia, símbolos e valores são componentes da cultura organizacional. [C]

    [CESPE/EMAP/2018/Q912662] Em uma instituição, a arquitetura, os móveis, o espaço físico e até mesmo a decoração compõem a cultura organizacional. [CERTO]

     

     

    VALORES COMPARTILHADOS

    [CESPE/EBSERH/2018/Q893764]

    Valores compartilhados compõem um nível da cultura organizacional: são aqueles valores relevantes e importantes para os membros de uma organização que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.​ [CERTO]

    [CESPE/TCE-PA/2016/Q677735] Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional. [CERTO]

     

     

    PRESSUPOSTOS BÁSICOS    

    [FCC/TRF - 1ª REGIÃO/2011/Q87738] II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam. [CERTO]

    [FCC/DPE-AM/ANALISTA/2018]

    Cultura e clima organizacional são conceitos diferentes, porém com alguns pontos de intersecção. De acordo com a literatura sobre referidos temas, os denominados pressupostos básicos correspondem e) à camada mais profunda da cultura organizacional, como crenças e percepções, não observável com facilidade. [CERTO]

    [FCC/DPE-AM/ASSISTENTE TÉCNICO/2018/Q905309

    Entre os elementos ou níveis da cultura organizacional inclui(em)-se e) pressupostos básicos, correspondentes ao nível mais profundo da cultura, tais como as crenças vigentes. [CERTO]

     

     

     

    Fonte: William ╔ a (Q764422) apud Raul Miranda (Q656825)

  • Os artefatos formam o nível mais visível da cultura organizacional.

    Toda vez que a questão perguntar sobre esses níveis, pense que este é o mais palpável; de pronta observação.

    Exemplo da questão: Uniforme dos profissionais.

  • Elementos da cultura para Maximiano

    Artefato: Componentes mais visíveis de uma cultura, compreendendo veículos, arquitetura, arranjo físico, roupas e produtos utilizados pelas pessoas.

     

  • Principais componentes da cultura organizacional

    Artefatos. Entre todos os componentes, os artefatos são os mais fáceis de identificar. ...

    Valores compartilhados. Os valores compartilhados definem o padrão de comportamento daquela cultura, justificando porque elas fazem o que fazem. ...

    Pressuposições básicas. ...

    Histórias. ...

    Rituais e cerimônias. ...

    Símbolos materiais. ...

    Linguagem.

  • CERTO

    NÍVEIS DA CULTURA:

    ·       Artefatos(FORMAIS E ABERTOS): visíveis, superficiais e perceptíveis. Ex.: políticas, estrutura, diretrizes, métodos, procedimentos, objetivos e tecnologia adotada pela organização, símbolos etc.

    ·       Valores compartilhados(INFORMAIS E FECHADOS): invisíveis e enraizados; são justificativas para o comportamento. Ex.: sentimentos, atitudes, o código ético e moral do grupo etc.

    ·       Pressupostos básicos: é a camada mais profunda da cultura. Ex: composta por crenças, percepções e sentimentos etc.

  • A cultura organizacional representa o modo institucionalizado de pensar e agir da organização, sendo perceptível na forma que seus funcionários se comportam, na forma de realizar negócios, na lealdade dos funcionários, etc. Trata-se das normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização, direcionando suas ações para os objetivos organizacionais. Deste modo, os padrões culturais agem como um mecanismo de controle organizacional mais sutil do que os tradicionais.

    Níveis da Cultura

    A cultura apresenta vários níveis. Nem todos seus aspectos são visíveis. Muitas vezes, temos dificuldade de identificar certos fatores e também de alterá-los. A classificação mais utilizada, em concursos, destes níveis da cultura organizacional é descrita por Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.

    Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    Gabarito: Certo

  • Quem marcou ERRADO achando que por ser OBRIGADO não faria parte da cultura?

    (eu ^^)

  • Gab. CERTO

    De acordo com Giovanna Carranza:

    "Artefatos: Nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, alimentos, vestimentas, lugares, mascotes, heróis, ritos, rituais, gestos, cerimônias, festividades, etc."

  • Artefatos e criações: se caracterizam como o nível mais superficial da cultura, configurando as estruturas e processos organizacionais e as manifestações visíveis, que incluem a linguagem, arquitetura, tecnologia, objetos decorativos, vestuários e as cerimônias observadas;

  • GABARITO: CERTO

    Robert Schein, importantíssimo autor da Gestão de Pessoas, subdividiu a Cultura Organizacional em três níveis:

    1 - Artefatos (parte visível da Cultura de uma organização)

    2 - Valores (guias do comportamento e da moral corporativa)

    3 - Pressupostos Básico (premissas iniciais, aceitas por todos de forma intuitiva e inconsciente)

    Para Robert Schein, o primeiro nível da cultura organizacional seria composto pela parte visível e diretamente identificável de seus elementos. Por exemplo, o comportamento organizacional, a a forma de vestir dos colaboradores, a maneira de se comunicar, interna e externamente, os documentos padronizados, as metodologias de trabalho. Em resumo, todos os elementos diretamente observáveis e imediatamente reconhecíveis são artefatos.

    O segundo e o terceiro níveis são composto por elementos não observáveis de forma direta e objetiva. A diferença fundamental entre eles é que o segundo nível, valores, é composto de premissas mais racionais, nas quais as decisões são tomadas de forma intencional. Por exemplo, a sustentabilidade é um valor que se constitui sobre bases objetivas (questões ambientais, economia de insumos, obrigações legais).

    Já o pressupostos básicos,terceiro nível da cultura organizacional, é composto de premissas há muito internalizadas, caracterizadas por decisões instantâneas e automáticas. Um empresa que sempre teve problemas com fornecedores internacionais tende a refutar, inconscientemente, a oferta de fornecedores de outros países.

  • Correto!

    Os artefatos são os componentes mais visíveis de uma cultura organizacionais. Trata-se de um conceito utilizado que compreende o tipo de arquitetura dos imóveis, os veículos utilizados, o tipo de roupa que os empregados utilizam, os produtos ofertados e utilizados pela própria organização. Em outras palavras, se é um aspecto que revela um pouco da cultura da organização e é diretamente observável, trata-se de um artefato.

    Quer lembrar os outros níveis? Veja:

    Segundo Schein, a cultura organizacional possui três níveis de apresentação: 1) Artefatos; 2) Valores compartilhados; 3) Pressuposições básicas.

    Artefatos: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    Valores compartilhados: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    Pressupostos básicos: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. São elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação.

    O enunciado erra ao descrever “crença” como pertencente ao nível artefato, na realidade crença está no nível dos pressupostos básicos. Nesse nível temos as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam.

     

    Gabarito: CERTO