a) É o contrário. A microfilmagem visa a preservação e a digitalização visa a consulta de documentos.
b) Os logotipos e identificação de projetos podem ser usados quando a
microfilmagem decorrer de
patrocínio, convênio, intercâmbio, entre outros. Fonte:
Sinaléticas - Conarq.
c) O decreto não trata da microfilmagem eletrônica em detrimento da microfilmagem convencional. Além disso, a inserção de documentos ou correção de uma série não é permitida. Caso aconteça, os documentos serão reproduzidos posteriormente.
Art. 9º Os documentos da mesma série ou sequência, eventualmente omitidos quando da microfilmagem, ou aqueles cujas imagens não apresentarem legibilidade, por falha de operação ou por problema técnico, serão reproduzidos posteriormente, não sendo permitido corte ou inserção no filme original.
d) A aplicação da microfilmagem possui custo elevado, entretanto, um rolo de microfilme armazena centenas de documentos, o que favorece a diminuição dos espaços de armazenamento utilizado, por isso a questão está correta.
e) Para preservar os documentos, utiliza-se a microfilmagem de preservação, que é aplicada para evitar o manuseio dos originais e, dessa forma preservá-los. A questão fala em microfilmagem de substituição, o que está errado, pois a de substituição visa manter os documentos/as informações após a eliminação dos originais, caso estejamos diante de documentos elimináveis e que contenham informações importantes para a instituição.
Gabarito do Professor: D