SóProvas


ID
2927329
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leias as afirmativas abaixo:


I. a Informação-como-conhecimento de Buckland (1991) refere-se ao conhecimento para atribuição de dados documentários aos objetos informacionais.

II. devido aos estudos de Borko terem se iniciado por volta de 1968, e, todavia, o autor tinha uma percepção ampla da área, apresenta em sua pesquisa que a Ciência da Informação se preocupa em estudar exclusivamente à origem, produção e organização da informação e do conhecimento.

III. a informação-como-processo de Buckland (1991) refere-se ao processo desenvolvido a partir da informação documentária para a elaboração de registros bibliográficos.

IV. foi a partir de Borko (1968) que se passar a destacar a natureza interdisciplinar e multidisciplinar da Ciência da Informação.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. a Informação-como-conhecimento de Buckland (1991) refere-se ao conhecimento para atribuição de dados documentários aos objetos informacionais. (Informação-como-coisa é a informação registrada, ou seja, documentos)

    III. a informação-como-processo de Buckland (1991) refere-se ao processo desenvolvido a partir da informação documentária para a elaboração de registros bibliográficos.

    informação-como-processo - Quando alguém é informado, aquilo que conhece é modificado. Nesse sentido “informação” é “o ato de informar...; comunicação do conhecimento ou “novidade” de algum fato ou ocorrência; a ação de falar ou o fato de ter falado sobre alguma coisa” (Oxford English Dictionary, 1989, v.7, p.944). 

  • Resposta: E. Todas as alternativas estão erradas.

    Responder

  • BUCKLAND, 1991

    Informação como processo (‘informação’ é “o ato de informar...”; comunicação do  conhecimento ou ‘novidade’ de algum fato ou ocorrência)

    Informação como conhecimento (o conhecimento comunicado referente a algum fato particular, assunto, ou evento; aquilo que é transmitido, inteligência, notícias)

    Informação como coisa (atribuído para objetos, assim como dados para documentos, que são considerados como ‘informação’, porque são relacionados como sendo informativos, tendo a qualidade de conhecimento comunicado ou comunicação, informação, algo informativo).

    Gab.: Letra E

  • GABARITO: E

    I. Informação como conhecimento: "informação" é também usado para denotar aquilo que é percebido na "informação como processo"; o conhecimento comunicado referente a algum fato particular, assunto ou evento; aquilo que é transmitido, inteligência, notícias ( BUCKLAND, 1991).

    II. Para Borko (1968) Ciência da Informação é a disciplina que investiga as propriedades e o comportamento da informação, as forças que governam o fluxo da informação e os meios de processamento da informação para otimizar a acessibilidade e uso. Ela diz respeito àquele corpo do conhecimento relacionado com a origem, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização da informação (ARRUDA, 2009).

    III. Informação como processo: quando alguém é informado, aquilo que é modificado. Nesse sentido, "informação" é o ato de informar...; comunicação do conhecimento, ou "novidade" de algum fato ou ocorrência; a ação de falar ou o ato de ter falado sobre alguma coisa ( BUCKLAND, 1991).

    IV. Foi Borko, em 1968, o primeiro a conceituar Ciência da Informação ao publicar um pequeno artigo e propor que seu objetivo seria o estudo do comportamento e das propriedades gerais da informação. Legitimando-a dois anos depois, Saracevic (1970), ao afirmar que a CI é uma ciência interdisciplinar por natureza, reforçou a importância do aporte de pesquisadores das ciências naturais que traziam, junto com eles, também um modo de raciocínio científico próprio – justamente o modo positivista, que consiste na aplicação, aos fenômenos e processos humanos, das mesmas técnicas de observação e pesquisa das ciências da natureza, em busca de leis e princípios universalmente válidos (ARAÚJO, 2014).