-
Veja:
......ela propôs à equipe estabelecendo alvos desafiadores de produtividade, em níveis muito acima daqueles da média do mercado. E esses alvos foram comunicados diretamente, de forma objetiva e quantificável....
Seguindo a analise do texto da para verificar que ela quer um objetivo para a equipe.
Letra D --> Teoria do Estabelecimento de Objetivos.
-
-
Quando você fixa objetivos desafiadores e alcançáveis, além de detalhá-los como metas, o desempenho do profissional tende a aumentar.
-
Estudante solidário vc não está fazendo jus ao nome. Dê sua resposta para a questão nos comentários que aí sim iria nos ajudar.
Gabarito D
Teoria de Edwin Locke: objetivos + difíceus, + difíceis >>> melhor desempenho; participação nos resultados aumenta a aceitação e gera + resultados; retroação da tarefa tbm; retroação autogerenciada é a + poderosa que a retroação externa.
-
O foco central da Teoria do Estabelecimento de Objetivos, originada dos estudos de Edwin Locke é que o estabelecimento de objetivos é a maior fonte de motivação para o trabalho de um funcionário. Sob a perspectiva dessa teoria, o objetivo, uma vez estabelecido, direciona o funcionário para o seu atingimento, dizendo para ele o que precisa ser feito e qual o esforço que deverá ser gasto para isso.
Alguns pontos chamam a atenção sobre a Teoria do Estabelecimento de Objetivos:
1. O desempenho é melhorado por objetivos específicos, não por ideias genéricas como “dê o máximo de si”;
(...)
E preciso ter em conta ainda que o estabelecimento de objetivos pode trazer desvantagens, como o foco excessivo nos padrões e resultados e a falta de percepção das mudanças que acontecem no ambiente. Em resumo, para essa teoria, estabelecer objetivos específicos e desafiadores é o melhor que os gestores podem fazer para gerar a motivação necessária para que os funcionários melhorem o seu desempenho no trabalho.
Fonte: Carlos Xavier
-
Pelo material que tenho, autoeficácia também é equivalente à Teoria do Estabelecimento de Objetivos.
-
Gabarito: D
-
Teoria do estabelecimento de objetivos
Teoria que sustenta que objetivos específicos difíceis, com feedback, conduzem a melhores desempenhos.
Objetivos específicos produzem resultados melhores que a meta genérica.
Se fatores como a capacitação e a aceitação do objetivo forem mantidos constantes, também podemos afirmar que, quanto mais difícil o objetivo, mais alto o nível do desempenho. Entretanto, é lógico pressupor que os objetivos mais fáceis serão provavelmente aceitos dessa mesma forma. Porém, uma vez que um funcionário se compromete com um objetivo difícil, espera-se que ele despenda um alto nível de esforços até atingi-lo.
A teoria do estabelecimento de objetivos pressupõe que o indivíduo está comprometido com o objetivo, ou seja, que ele está determinado a não abandoná-lo. De uma perspectiva comportamental, isso significa que um indivíduo (1) acredita que pode alcançar o objetivo e (2) quer alcançá-lo. O compromisso com o objetivo tem maior tendência de ocorrer quando este é público, quando os indivíduos têm um locus de controle interno e quando os objetivos são autoestabelecidos em vez de atribuídos. A teoria do estabelecimento de objetivos não funciona igualmente bem para todas as tarefas. As evidências sugerem que os objetivos parecem ter um efeito mais substancial no desempenho quando as tarefas são simples (e não complexas), conhecidas (e não novas) e independentes (e não interdependentes). Para as tarefas interdependentes, os objetivos de um grupo são preferíveis.
Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge, Filipe Sobral - 14ª ed.
Gabarito: D
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Perceba que a nova gestora, ao invés de metas genéricas, passou a implementar metas desafiadoras, as quais foram comunicadas diretamente aos funcionários, de forma objetiva e quantificável.
A questão se refere, portanto, à TEORIA DO ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS.
-
Com uma "simples" mudança o supervisor acabou perdendo o emprego.