SóProvas


ID
2927779
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo a noção da estratégia baseada em recursos, uma empresa só pode ser considerada em situação de vantagem competitiva sustentável se obtiver desempenho superior à concorrência, fundamentado na posse ou controle de um recurso valioso, raro, imperfeitamente imitável e acompanhado de processos organizacionais que permitam seu aproveitamento adequado. Se, por exemplo, outras organizações concorrentes conseguirem imitar os efeitos do recurso sobre o qual se edifica o desempenho diferenciado, a empresa em questão corre o risco de perder a vantagem.

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Tradução Monica Rosemberg. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2007.


Assinale a alternativa que apresenta corretamente apenas as razões que podem conferir a um recurso a qualidade de ser imperfeitamente imitável.

Alternativas
Comentários
  • Respondi por eliminação

    A - B - E : trazem as palavras reproduzível e simplicidade

    D: não traz características ligadas a questão

    Gab: C

  • nunca tinha visto isso rsrs

  • Aff. nunca nem vi

  • Nunca vi, também!

  • Letra C.

    Fui por eliminação também:

    A - Condições históricas únicas; causalidade direta e discernível; simplicidade; ausência de proteções legais.

    B - Trajetória histórica reproduzível; ambiguidade causal; complexidade social; políticas de remuneração.

    C - Condições históricas únicas; ambiguidade causal (nem sempre); complexidade social; legislação proprietária.

    D - Estruturas internas de responsabilidade; controles formais e informais; eficiência; políticas de remuneração. (essa ficou diferente para tentar pegar algum espertinho)

    E - Trajetória histórica reproduzível; causalidade direta e discernível; simplicidade; ausência de proteções legais.

  • nem entendi o enunciado, tão pouco as alternativas.

  • Só vim ler os comentarios pra saber se era só eu quem estava perdida

  • Muito bem, essa questão foi baseada em conceitos alienígenas. o_o

    (brincadeira pessoal, eu apenas nunca vi o assunto)

  • Pareceu economia, achei que estavam falando de monopólio natural, porém em termos distintos, só não entendi a tal ambiguidade, alguém explica ai

  • 1-Condições históricas únicas: tal recurso só existe em determinado solo, pertencente a X empesa;

    2- Legislação proprietária: governo concede permissão de exploração p X empresa/ ou o bem esta sobre patente;

    3-Complexidade social: em certa região em decorrência da pobreza, a mão de obra é mais barata..tal país tem legislação mais aberta..

    4-Ambiguidade causal: nunca nem vi, seria por exemplo ter os mesmos recursos, porém em decorrência de informação, utilizar melhor tal recurso?

    (Labuta do dia-a-dia)

  • ≧☉_☉≦ TENDI NADA RSRS

  • Ambiguidade casual ? Tá "Serto"!

  • Também fui por eliminação.

  • Os recursos organizacionais raros e valiosos só podem ser fontes de vantagem competitiva sustentável se as empresas que não os possuem enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-los ou desenvolvê-los, comparadas às empresas que já possuem. Esse tipos de recursos são imperfeitamente imitáveis.

    Fontes de imitação custosa:

    Condições históricas únicas: Quando uma empresa obtém um acesso barato a recursos devido à sua posição no tempo e no espaço, outras podem achar esses recursos caros para serem imitados. Tanto a vantagem do pioneirismo como a dependência de caminho podem criar condições históricas únicas.

    Ambiguidade causal: Quando concorrentes não podem saber com certeza o que permite a uma empresa obter uma vantagem, essa vantagem pode ser difícil de imitar.

    Complexidade social: Quando os recursos e as capacidades que uma empresa utiliza para ganhar vantagem competitiva envolvem relacionamentos interpessoais, confiança, cultura e outros recursos sociais que são custosos de imitar no curto prazo.

    Patentes: Uma fonte de vantagem competitiva sustentável em apenas alguns setores, incluindo o farmacêutico e o de químicos especializados.

    (BARNEY; HESTERLY, 2011, p. 67-68)

    Fonte: BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011.