SóProvas


ID
2928154
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Texto I


                           Policiamento comunitário


      A polícia pode adotar diferentes formas de policiamento. Uma delas é o policiamento comunitário, um tipo de policiamento que se expandiu durante as décadas de 1970 e 1980 quando as polícias de vários países introduziram uma série de inovações em suas estruturas e estratégias para lidar com o problema da criminalidade.

      Apesar de essas experiências terem diferentes características, todas tiveram um aspecto comum: a introdução ou o fortalecimento da participação da comunidade nas questões de segurança.

      Isso significa que as pessoas de uma determinada área passaram não só a participar das discussões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região. Essas mudanças tiveram como objetivo melhorar as respostas dadas aos problemas de segurança pública, tornando tanto a polícia mais eficaz e reconhecida como também a população mais ativa e participativa nesse processo.

      É interessante notar que a Constituição brasileira ratifica esse tipo de policiamento ao estabelecer, em seu artigo 114, que a segurança pública não é apenas dever do Estado e direito dos cidadãos, mas responsabilidade de todos.

      Essa nova forma de “fazer a segurança pública” é também resultado do processo de democratização das polícias. Em sociedades democráticas, as polícias desempenham várias outras funções além de lidar com o crime. Exige-se que ela esteja constantemente atenta aos problemas que interferem na segurança e bem-estar das pessoas e atenda às necessidades da população tanto de forma reativa (pronto-atendimento) como também pró-ativa (prevenção).

      Os cidadãos, por sua vez, têm o direito e a responsabilidade de participar no modo como esse policiamento é realizado

      SÃO PAULO. Manual de Policiamento Comunitário: Polícia e Comunidade na Construção da Segurança [recurso eletrônico] / Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). – Dados eletrônicos. - 2009.

Disponível em https://jundiai.sp.gov.br/administracao-e-gestao-de-pessoas/wp-content/uploads/sites/16/2016/02/Manual-Policiamento-Comunitario-SENASP-MJ.pdf > Acesso em 12 fev. 2019.

Assinale a alternativa que apresenta o sentido mais adequado para ‘adotar’, em “A polícia pode adotar diferentes formas de policiamento.”, considerando o sentido denotativo dos termos das alternativas.

Alternativas
Comentários
  • Escolher

  • GABARITO: LETRA E

    A polícia pode adotar diferentes formas de policiamento.

    >>> Adotar, nesse contexto, significa escolher. Vejam o quão bem fica encaixado no contexto. Escolher diferentes formas de policiamento.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Adotar nesse contexto tem sentido de escolher, adquirir tem sentido de tomar posse.

  • "Adquirir" dá sentido de possuir, obter. A definição não se ajusta ao trecho. O verbo "escolher", por sua vez, confere à frase redação e sentido mais adequados

    Letra E

  • Sentido Denotativo --> Literal - Dicionário

    Sentido Conotativo --> Figurado - Contextual

  • Para não zerar!

  • GABARITO: E.

    Adotar nesse contexto tem o sentido de escolher.

  • Ué... mas "perfilhar" é a mesma coisa de adotar também.

  • Creio que caiba recursos contra essa questão, uma vez que o verbo TOMAR pode significar ADOTAR quando denota "POR EM PRÁTICA". O verbo PERFILHAR também denota o referido sentido de acordo com o dicionário de sinônimos (www.sinonimos.com.br) e a questão foi bem clara ao cobrar o sentido denotativo, ou seja, o literal.

  • JUSTIFICATIVA DA BANCA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida, tendo em vista que a questão não é sobre relações de sinonímia entre os termos. A questão solicita que seja observado o sentido denotativo dos termos apresentados e não extensões semânticas por sinonímia – essa postulação visa esclarecer que, apesar de um termo possuir mais de um significado, deve-se considerar seu sentido denotativo. Dessa forma, a resposta correta exige um termo equivalente e capaz de substituir, por meio de um uso denotativo, o termo “adotar” usado de forma conotativa. A questão não discute aspectos de extensão sinonímica. 

  • pra se sentir mais inteligente e que tá tudo sob controle rs

    Gab: E

  • Por que adquirir está errado ? ;/

  • Que questão mais filha da puta. 
    Perfilhar significa RECONHECER COMO FILHO OU SEJA, ADOTAR ALGUÉM uma criança. 
    Que pica hein !

  • Perfilhar não seria a resposta que mais abraçaria o enunciado? Fazer prova sem conhecer a banca é dar mesmo um tiro no escuro.. Vai entender

  • Por que adquirir esta errado?

  • Marquei Tomar pois fez todo sentido, mas errei.

  • Examinador fuma em