SóProvas


ID
2928169
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Texto I


                           Policiamento comunitário


      A polícia pode adotar diferentes formas de policiamento. Uma delas é o policiamento comunitário, um tipo de policiamento que se expandiu durante as décadas de 1970 e 1980 quando as polícias de vários países introduziram uma série de inovações em suas estruturas e estratégias para lidar com o problema da criminalidade.

      Apesar de essas experiências terem diferentes características, todas tiveram um aspecto comum: a introdução ou o fortalecimento da participação da comunidade nas questões de segurança.

      Isso significa que as pessoas de uma determinada área passaram não só a participar das discussões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região. Essas mudanças tiveram como objetivo melhorar as respostas dadas aos problemas de segurança pública, tornando tanto a polícia mais eficaz e reconhecida como também a população mais ativa e participativa nesse processo.

      É interessante notar que a Constituição brasileira ratifica esse tipo de policiamento ao estabelecer, em seu artigo 114, que a segurança pública não é apenas dever do Estado e direito dos cidadãos, mas responsabilidade de todos.

      Essa nova forma de “fazer a segurança pública” é também resultado do processo de democratização das polícias. Em sociedades democráticas, as polícias desempenham várias outras funções além de lidar com o crime. Exige-se que ela esteja constantemente atenta aos problemas que interferem na segurança e bem-estar das pessoas e atenda às necessidades da população tanto de forma reativa (pronto-atendimento) como também pró-ativa (prevenção).

      Os cidadãos, por sua vez, têm o direito e a responsabilidade de participar no modo como esse policiamento é realizado

      SÃO PAULO. Manual de Policiamento Comunitário: Polícia e Comunidade na Construção da Segurança [recurso eletrônico] / Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). – Dados eletrônicos. - 2009.

Disponível em https://jundiai.sp.gov.br/administracao-e-gestao-de-pessoas/wp-content/uploads/sites/16/2016/02/Manual-Policiamento-Comunitario-SENASP-MJ.pdf > Acesso em 12 fev. 2019.

Tendo em vista o sentido e o contexto no qual o seguinte excerto está inserido, assinale a alternativa que preenche corretamente suas lacunas.


“Isso ______ que as pessoas de uma determinada área ______ não só a participar dos/das _______ sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região.”.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    (assinala / começaram / reflexões)

  • C ou E? C ou E? C ou E? 

    Marquei E, era C. Mas realmente é a C porque o comando diz: "Tendo em vista o sentido e o contexto no qual o seguinte excerto está inserido." Ou seja: acho que o trecho não pode ser alterado em nada (o que não é dito explicitamente no comando, mas é a única coisa que invalida a E, na minha humilde opinião).

     

    Isso significa que as pessoas de uma determinada área passaram não só a participar das discussões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região.

     

    c) Isso assinala que as pessoas de uma determinada área começaram não só a participar das reflexões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região.

     

    e) Isso demonstra que as pessoas de uma determinada área principiaram não só a participar das debates sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região.

  • questão muito subjetiva

  • Muitas bancas são famosas pelo grau de dificuldades de suas questões, mas com o propósito de avaliar quem está bem preparado. A AOCP quer ficar famosa como quem mais induz ao erro.

    Questões com duplo sentido, questionáveis, sem consistência; não avalia ninguém.

  • Não entendo porque discussões é sinônimo de reflexões e não de debates.

    Alguém explica?

  • Realmente um modelo de questão apavorante..

    usei essa lógica para acertar, mas concordo ser muito fdp..

    " Isso significa que as pessoas de uma determinada área passaram não só a participar das discussões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região."

    I.significação das palavras:

    denotar: MOSTRAR , INDICAR

    Incluir: abranger, inserir

    Assinalar: apontar, marcar com sinal.

    II. O problema está em discussões

    discussões: debate, controvérsia, troca de insultos

    Reflexões: Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto determinado.

    no literal discussão tem significado de debate, controvérsia..

    vejamos como a banca explica tudo isso..

    sucesso a todos!

    não desistam!!!

  • Banca FDP

  • Lixo de banca viu.. tomara que não faça nenhuma prova importante.

  • banca fdp

  • Até agora sem entender como tiveram coragem de contratar essa banca para o próximo concurso TJMG.

  • Palhaçada! Além de elaborar muito mal as suas questões, a AOCP é uma banca cheia de "razão". Praticamente não aceita recurso. Odeio essa banca!!

  •  Isso significa que as pessoas de uma determinada área passaram não só a participar das discussões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e (...) processo.

    “Isso __assinala____ que as pessoas de uma determinada área _começaram__ não só a participar dos/das _reflexões__ sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região.”.

    significa: Dá indícios de:

    denota, indica, mostra, manifesta, aponta, designa, sinaliza, notifica.

    aqui depende do contexto: discussões: debates, mesas-redondas, conversas, conferências, argumentações, debatimentos, palestras.

    ou

    discussões: altercações, desentendimentos, brigas, pegas, bate-bocas, desavenças, querelas, contendas, conflitos, confusões, disputas, desacordos, discórdias, discordâncias, choques, rixas, zangas, atritos, litígios.

  • Pegadinha sem graça, que raivinha!!!

    Justificativa da banca:

    Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será mantida, tendo em vista que a questão não solicita a alternativa que possua termos sinônimos pura e simplesmente, antes, solicita a alternativa que possua termos que possam preencher corretamente as lacunas, observando o contexto no qual o excerto está inserido

  • Olhar o contexto nessa banca é fundamental...da primeira vez errei, da segunda olhando o contexto consegui acertar. Mas...sem muita certeza.

  • Para mim "C" e "E" estão corretas. Sugiro que todos peçam comentário do professor.

  • Aconselho todos a pedirmos o comentário do professor

  • M.I.S.E.R.I.C.Ó.R.D.I.A

  • Tendo em vista o sentido e o contexto no qual o seguinte excerto está inserido, assinale a alternativa que preenche corretamente suas lacunas.

    “Isso ______ que as pessoas de uma determinada área ______ não só a participar dos/das _______ sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região.”.

    TEXTO ORIGINAL: "Isso significa que as pessoas de uma determinada área passaram não só a participar das discussões sobre segurança e ajudar a estabelecer prioridades e estratégias de ação como também a compartilhar com a polícia a responsabilidade pela segurança da sua região."

    A [ERRADA] aponta / principiaram / excussões

    B [ERRADA] inclui / começaram / debates

    C [CERTA] assinala / começaram / reflexões

    1- "Assinala" cabe bem aqui, já que "significa" conota - no contexto - a ideia de "mostrar", "revelar" (Não há dúvidas aqui.)

    2- "Começaram" permite extrair de si a ideia transitória que o "passaram" apresenta no contexto.

    3- "Reflexões" permite a extração do sentido intelectual que o termo "discussões" carrega sobre si neste contexto, uma vez que se aproxima mais da ideia de produção coletiva de ideias/soluções de que de várias pessoas sentadas em roda falando a cerca de segurança pública.

    D [ERRADA] denota / encetaram / palestras

    E [ERRADA] demonstra / principiaram¹ / debates²

    1- "Principiaram" pode estar inadequado pelo fato de o termo "passaram" - no contexto - apresentar uma ideia de conversão/mudança no comportamento de "as pessoas de uma determinada área" em relação a segurança pública, sentido difícil de extrair do termo "principiaram" que aponta mais rigidamente para o início de uma ação nova.

    2- "Debates" pode estar inadequado por razão de o termo "discussões" ser empregado - no contexto - com sentido conotativo, afastando-se da ideia de conversas/diálogos - pois neste sentido parece que havia uma sala onde regularmente as pessoas se reunião para "discutir" sobre segurança, o que não é o caso - e mais aproximando-se da ideia de raciocínios/ponderações, logo "debates", que mais se aproxima da ideia de conversas/diálogos, se mostra menos adequada que o "reflexões" da alternativa C.

    A AOCP, neste tipo de questão, busca relações de sentido quase espirituais... bem complicado de responder com tempo, imagina em 3 minutos numa prova real.

    Ah.. eu errei a questão, marquei E, mas como reclamar da banca não gera investidura em cargo... vamos tentar entender!

  • PELO AMOR DE DEUS!!! COLOCARÃO ESSA BANCA MESMO PRA APLICAR A PROVA DO PCRJ ??? quando terminarmos a prova de português o tempo da prova já acabou que isso mano!!!!

  • Quando começo a acertar e tento outras questões me deparo com isso...

    Deus é mais.

  • Só não concordei com ''reflexões''.

  • Espero que cancelem o contrato dessa banca pro concurso da PCERJ. Um lixo na elaboração de questões de português.

  • Essa banca de Chernobil é a organizadora do concurso que vou prestar, palhaçada viu....

  • Pior banca para Português, pqp!

  • banca lixo

  • TEM QUE QUERER SOLDADOS.

    BANCA LIXO SERÁ MESMO KKKK

    QUEBRA A BANCA POW ! ! !

  • isso assinala meu zovo

  • No contexto, eles não estavam debatendo, mas sim refletindo. Embora debater seja sinônimo de discussão, não era o que significada no contexto.

  • INADIMISSÍVEL .... DEVERIA TER ALGUMA FORMA DE REGULAMENTAR E FISCALIZAR BANCAS E SUAS RESPECTIVAS QUESTÕES ... ISSO NÃO É LOTERIA PARA NOS FICARMOS CONTANDO COM A SORTE ... ISSO É CONCURSO PUBLICO

  • meu deus do céu... um dia eu entro na vibe dessa banca

  • bahhhh, partiu se ferrar em Português, MPRS analista, BANCA Inst. AOCP.

  • o certo é errado... e o errado é certo

  • prifiro a CESP.

  • O esquema é ir bêbado para a prova...não tem justificativa que justifique esse gabarito!

    Discussão é muito mais ligado, no texto, ao contexto de debate, no caso sobre segurança! Os caras quererem falar que REFLETIR mantém o contexto...só se for na PQP kkkkkkkkkkk

    Mas vamos em frente, quebrar essa banca!

  • Acertei, mas a elaboradora das questões deve ser nossa ex PRESIDENTA DILMA,

    O critério é: O ERRADO É CERTO, E O CERTO É ERRADO, QUEM ACERTA ERRA, E QUEM ERRA ACERTA!!!!!

    KKKKK

  • Estou conseguindo gabaritar todas questões dessa banca.

    Gabaritar ERRANDO TODAS kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • que questão subjetiva afff

  • Não concordo que "discussões" seja o mesmo que "reflexões".... só pra essa banca... não achei em nenhum lugar a similitude de discutir com refletir...

    Na minha opinião a correta seria letra E.

  • Bom, ao meu ver esta questão deveria ser anulada.

    Haja vista que não encontrei nenhum sinônimo da palavra discussões que faz alusão a reflexões .

    Altercações ou desentendimentos:

    altercações, desentendimentos, brigas, pegas, bate-bocas, desavenças, querelas, contendas, , confusões, disputas, desacordos,

    discórdias, discordâncias, choques, rixas, zangas, atritos, litígios.

    Debates:

    debates, mesas-redondas, conversas, conferências, argumentações, debatimentos, palestras.

    Polêmicas:

    polêmicas, controvérsias, , questiúnculas, pendências, contradições, contestações, .

    Pesquisa feita no Google.

  • Um adendo ao comentário da Luciana: a alternativa traz das/dos, ou seja, poderia haver a troca da preposição para concordar com debates (masculino)...