SóProvas


ID
2928670
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação do desenvolvimento infantil é um processo construtivo de prática pedagógica e deve atuar como:

Alternativas
Comentários
  • D) recurso para auxiliar o progresso das crianças

  • Nesta questão, que aborda a avaliação enquanto prática pedagógica e o desenvolvimento infantil, é preciso indicar a alternativa que apresenta como avaliação do desenvolvimento infantil deve atuar na prática pedagógica. 
    A) legitimador de um comportamento inadequado 
    ERRADO - A avaliação deve iniciar-se pela abertura do professor ao entendimento das crianças com quem trabalha, pela postura mediadora, provocativa e desafiadora. Não tem como função legitimar comportamentos inadequados, mas justamente, permitir seu diagnóstico e possibilitar outras abordagens, no sentido de intervir em tais comportamentos. O processo avaliativo deve levar em consideração o contexto do aluno, proporcionar ao professor mudanças, alterações em seu decorrer. Dessa forma, caso o professor detecte algo diferente ou até mesmo inadequado, o mesmo deve ter autonomia suficiente para modificar seu plano pedagógico, adotando outra prática que julgar pertinente para dada situação. Assim, diariamente ele poderá rever seus conceitos e se adequar a cada momento e resposta dos alunos. Assim, a avaliação funciona como um juízo de valor sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão. 
    B) um inventário do que foi aprendido pelas crianças 
    ERRADO - A avaliação só terá sentido e significado se ela for utilizada como instrumento de auxílio para o professor, para a escola, pensando sempre no desenvolvimento de cada criança. Os resultados da avaliação não podem se resumir a apenas um conceito final, mas devem ser utilizados para rever e alterar as condições de ensino, visando o aprimoramento do processo de apropriação do conhecimento pelo aluno. O levantamento das aprendizagens da criança deve apoiar o acompanhamento pedagógico, de modo a contribuir para o seu progresso. Deve-se utilizar a avaliação como um recurso rico para analisar o que cada aluno vem aprendendo e como tem se construído o seu conhecimento e desenvolvimento. Assim, a avaliação deve ser planejada e desenvolvida como um instrumento sempre a favor do aluno e do processo de apropriação do conhecimento. 
    C) um inibidor de potencialidades das crianças 
    ERRADO - A avaliação deve auxiliar o desenvolvimento da criança, no sentido de permitir um diagnóstico de suas aprendizagens. Os resultados apresentados pela avaliação precisam ser entendidos como ponto de partida para um novo planejamento, visando um trabalho que permita o crescimento e desenvolvimento daquele que foi avaliado, estimulando suas potencialidades. 
    D) recurso para auxiliar o progresso das crianças 
    CORRETO - A avaliação se constitui como um forte dispositivo de análise e reflexão não somente do aprendizado e desenvolvimento da criança, mas também como um subsídio para o professor (re)pensar sua prática pedagógica diária. A avaliação auxilia no esclarecimento das metas e dos objetivos educacionais importantes e consiste num processo de determinação da medida em que o desenvolvimento do aluno está se processando da maneira desejada. Ela permite analisar se o processo ensino-aprendizagem está sendo eficaz ou não; e caso não esteja, indica que mudanças devem ser feitas a fim de assegurar sua eficácia na consecução de uma série de objetivos educacionais, contribuindo para o progresso das crianças. Assim, a forma, os métodos de avaliar e os instrumentos assumem um papel de extrema importância, tendo em vista que contribuem para a reflexão necessária acerca do processo de ensino. 
    Dessa forma, a letra D é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra D. 
  • Gente, acredito que a resposta está equivocada ou mal elaborada................

    A avaliação será sempre da criança em relação a si mesma e não comparativamente com as outras crianças. O olhar que busca captar o desenvolvimento, as expressões, a construção do pensamento e do conhecimento (etc.) deve identificar, também, seus potenciais, interesses, necessidades, pois, esses elementos serão cruciais para a professora planejar atividades ajustadas ao momento que a criança vive. A avaliação ocorre permanentemente e nunca como ato formal de teste, comprovação, atribuição de notas e atitudes que sinalizem punição." (pag. 14).

     (LDB) da Educação, na seção II, artigo 31, item 1, determina que a avaliação deve ocorrer “mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”.

    Em nenhum momento fala de "progresso das crianças".

    Registro, acompanhamento, parecer!