-
A) Certo.
B) Certo. O Direito Administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público.
C) Certo. "O poder executivo, ao qual incumbe precipuamente a função administrativa, desempenha também função atípica normativa, quando produz, por exemplo, normas gerais e abstratas através de seu poder regulamentar (Art. 84, IV) ou, ainda, quando edita medidas provisórias (Art. 62, CF) ou leis delegadas" (art. 68,CF). (Carvalho filho)
D) certo.
E) errado: a Supremacia do Interesse Público sobre o Particular, estabelece que o interesse do Estado deve prevalecer em relação ao interesse do particular. Deve-se existir uma relação de verticalidade, esta que de modo sucinto, é o que o Estado busca para a garantia do interesse coletivo, ou seja, sempre que houver necessidade o Estado pode limitar e restringir direitos individuais para a garantia do interesse coletivo. Esse princípio confere verdadeiros privilégios ao administrador, que ao fazer uso dessas prerrogativas, faz com que o administrado se submeta a elas.
-
Em que pese estarmos no Estado democrático de direito as relações entre Administração e administrado não são horizontais.
Se fossem horizontais seria um contracenso, inclusive, usar o termo "Administração " e "Administrados" (Que é, inclusive, criticado por parte da doutrina).
O fato é que o direito administrativo é moldado por vários institutos que se opõem à citada horizontalidade: o estudo da intervenção da propriedade privada (submissão a limitações, tombamentos, desapropriações, restrições), por exemplo, reflete bem essa realidade. Isto mesmo em um país cuja propriedade é direito fundamental (Art. 5º).
Lumos!
-
Otávio Moreira:
PROMULGAÇÃO: É o instrumento que declara a existência da lei e ordena sua execução. Emendas constitucionais são promulgadas pelas Mesas da Câmara e do Senado, em sessão solene do Congresso. A promulgação das leis complementares e ordinárias é feita pelo presidente da República, e ocorre simultaneamente com a sanção. No caso de sanção tácita, o próprio presidente da República é quem deve promulgar a lei. Caso não o faça, a promulgação fica a cargo do presidente do Senado. O presidente da República também promulga os projetos de lei cujos vetos são derrubados pelo Congresso. Não o fazendo, a atribuição se desloca para o presidente do Senado, e, se este se omitir, para o 1º vice-presidente. Os decretos legislativos são promulgados pelo presidente do Senado, bem como as resoluções adotadas pela Casa e pelo Congresso Nacional. As resoluções da Câmara dos Deputados são promulgadas pelo seu presidente.
(https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/promulgacao)
-
O mais legal, que deixou a alternativa D mais adulta, está no grifo abaixo:
D) A Constituição Federal de 1988 consagra o modelo de separação dos poderes, competindo à esfera administrativa a execução das leis promulgadas pelo Poder Legislativo, cabendo ainda a possibilidade de sofrer controle por parte do Poder Judiciário.
Ada Pellegrini Grinover em um artigo não recente, mas ainda válido, tratou do assunto com maestria própria dela: Judiciário pode intervir no controle do Executivo (https://www.conjur.com.br/2009-mai-08/judiciario-intervir-executivo-controlar-politicas-publicas)
-
GABARITO: E
-
SD Vitorino, seu resumo ajudou- me com essa questão..
-
E) A relação é verticalizada, pois o Estado atua com poder de império (supremacia do interesse público).
-
Gabarito: Letra E
A relacao é vertical e não horizontal. Na relação vertical temos o "poder de imperio" da administração pública.
-
A questão indicada está relacionada com a Organização da Administração Pública.
• Deve-se buscar a alternativa incorreta:
A) CERTA, uma vez que o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado é um dos princípios básicos do regime jurídico administrativo.
B) CERTA, Conforme exposto por Nohara (2018), "o Direito Administrativo é o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público".
C) CERTA, tendo em vista que a função típica do Poder Executivo "é a função administrativa, consistente na defesa concreta do interesse público" (MAZZA, 2013). Poder Executivo - aplicar de ofício a lei - núcleo essencial - mérito do ato administrativo. Segundo Nohara (2018), "o Poder Executivo exerce as seguintes funções atípicas: edita atos normativos como decretos e medidas provisórias, e julga, sem substitutividade e definitividade, em Tribunais Administrativos em sentido lato".
D) CERTA, com base no artigo 2º, da Constituição Federal de 1988, "Art.2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário".
Conforme indicado por Di Pietro (2018), "o Poder Legislativo edita normas gerais e abstratas dirigidas a toda a coletividade". Outrossim, cabe informar que "a Administração Pública sujeita-se a controle por parte dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de exercer, ela mesma, o controle sobre os próprios atos".
E) ERRADA, uma vez que as relações entre a administração e o administrado são verticais. Segundo Di Pietro (2018), "o Direito Administrativo é composto por um corpo de regras e princípios que disciplinam as relações entre a Administração e os particulares, caracterizadas por uma posição de verticalidade e regidas pelo princípio da justiça distributiva, no que difere do direito privado, que regula relações entre iguais, em posição de horizontalidade, regidas pelo princípio da justiça comutativa".
Referências:
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
NOHARA, Irene Patrícia. Direito Administrativo. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
Gabarito: E
-
o Estado é uma máfia, e a propriedade privada é absoluta.
-
só depois de respondida que notei que a questão trata Administração Pública como sinônimo de Poder Executivo.
-
ESTADO ====RELAÇÃO VERTICALIZADA
X
PARTICULAR
-
A letra A é o motivo pelo qual a letra E está errada.
-
Boa tarde, alguém poderia dizer por que a D está certa? Poder Executivo é uma coisa, Administração Pública é outra. Ou eu que estou ficando louca?! Grata a quem responder.
-
Olá Rafaela Sanches, vamos lá:
Em relação a Letra D: o Presidente no sistema presidencialista, como é o nosso caso, acumula a função de chefe de Estado e de chefe do Governo, sendo que neste ele atua como chefe da Administração Pública, ou seja aqui estamos falando do conceito de Administração pública no sentido amplo (função de governo + Administração Pública em sentido estrito).
Espero ter ajudado! Sucesso para vc!
-
Gabarito D. As relações entre administração e administrado são VERTICAIS: supremacia do interesse público.
Para quem ficou com dúvida na C: Poder Executivo e Adm Pública com as iniciais maiúsculas são sinônimos (Presidente da República.
Administração Pública: trata-se de sentido amplo (Presidente)
administração pública: trata-se de sentido estrito (agente público)
#fiqueemcasa
-
GABARITO LETRA E
No Estado Democrático de Direito, as relações entre administração e administrado são VERTICALIZADAS.
-
diferença entre horizontal e vertical. LEMBRE-SE, "VOCE VERTI CALCA." PAZ
-
Fiquei tentado em marcar a letra "D" só pela incorreção ao fato de que é o Presidente da República quem promulga as leis e não o Poder Legislativo, mas depois que li a alternativa "E" ficou fácil ver qual seria o gabarito. Se você é assim como eu - procura pelo em ovo ou está traumatizado pelo Cespe - tente entender o que o examinador quer com a questão. Isso ajuda bastante, nem sempre quando se trata do Cespe, mas costuma funcionar!
-
Fui por exclusão, sobrou a letra E na reflexão de que o vertical é tratar igualmente, o vertical entende-se uma hierarquia kkk
-
-
Estado de Direito é aquele em que o poder exercido é limitado pela Ordem Jurídica vigente, que irá dispor, especificamente, desde a forma de atuação do Estado, suas funções e limitações, até às garantias e direitos dos cidadãos. Dessa forma, tanto Estado, quanto seus indivíduos são submetidos ao Direito.
O Estado, assim, não poderá impor suas vontades que não tiverem fixadas em lei, e nem poderá atuar contra as leis existentes. Dessa forma, o Estado deverá, além de acatar as leis, proteger sua população, concedendo-lhe segurança, e sendo eficiente na busca do bem comum.
O Direito Público reúne as disciplinas jurídicas que tratam precipuamente dos interesses da coletividade, dos interesses que ultrapassam a esfera estritamente particular dos membros da sociedade, daí decorrendo sua característica central: a posição de superioridade. A doutrina afirma que o direito jurídico administrativo é caracterizado pela verticalidade e pela unilateralidade.
-
A condição de verticalidade na relação entre administração e administrado é resultado do princípio da supremacia do interesse público
-
Gabrielly da Vitória, não há erro na letra C. A questão pede para assinalar a assertiva incorreta.
-
Complementando
EFICÁCIA VERTICAL: Relação ESTADO X PARTICULAR
EFICÁCIA HORIZONTAL: Relação PARTICULAR X PARTICULAR
EFICÁCIA DIAGONAL: Relação PARTICULAR X PARTICULAR VULNERÁVEL (relação de consumo)
EFICÁCIA VERTICAL COM REPERCUSSÃO LATERAL: Relação PARTICULAR X PARTICULAR com incidência da tutela jurisdicional, direito será efetivado mediante atuação judicial.
Bons estudos
-
Essa relação entre administração e administrado não é horizontal(-----), mas sim vertical( | ), doutores.
-
Princípio da supremacia do interesse público
O interesse público prevalece sobre o interesse privado
Direito administrativo
Ramo do direito público
Trata-se do conjunto de normas que rege as atividades administrativas pautada no interesse público
Poder executivo
Função típica
administrar
Função atípica
Legislar - edita medidas provisórias
Julgar - Processo administrativo-disciplinar
Controle finalístico ou supervisão ministerial
Ocorre quando um poder controla os atos de outro poder
Eficácia vertical
Superioridade
Estado ---- Particular
Eficácia horizontal
Igualdade
Particular ---- Particular
-
GABARITO: E
Assim tu não erra mais:
Olhe para você e para a Administração e me diga em que posição você se sente..
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
Gab= E
Elas são VERTICALIZADAS
-
Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o interesse privado
=> Principio implícito
=> a finalidade é sempre o interesse público
=> o interesse público prevalece sobre o privado/particular
=> é considerado um princípio basilar da adm.pública
=> relação de verticalidade entre a Adm.Pública e seus administrados.
-
Lembre-se do princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.
-
A alternativa "d" peca pela técnica, visto que as leis não são promulgadas pelo Poder Legislativo, mas sim pelo Presidente da República.
"Promulgação: É o instrumento que declara a existência da lei e ordena sua execução. Emendas constitucionais são promulgadas pelas Mesas da Câmara e do Senado, em sessão solene do Congresso. A promulgação das leis complementares e ordinárias é feita pelo presidente da República, e ocorre simultaneamente com a sanção. No caso de sanção tácita, o próprio presidente da República é quem deve promulgar a lei. Caso não o faça, a promulgação fica a cargo do presidente do Senado. O presidente da República também promulga os projetos de lei cujos vetos são derrubados pelo Congresso. Não o fazendo, a atribuição se desloca para o presidente do Senado, e, se este se omitir, para o 1º vice-presidente. Os decretos legislativos são promulgados pelo presidente do Senado, bem como as resoluções adotadas pela Casa e pelo Congresso Nacional. As resoluções da Câmara dos Deputados são promulgadas pelo seu presidente."
Fonte: Agência Senado
-
Administração para com Administrado = verticalizado.
-
e a alternativa b? Sentido amplo é ADM PÚBLICA
Sentido estrito seria oq?
Alguém consegue me responder? obg
-
Quanto à B:
Administração Pública em sentido amplo abrange os órgãos de governo que exercem função políticae também os órgãos e pessoas jurídicas com funçõesadministrativas. Administração Pública em sentido estrito abrange somente os órgãos e pessoas jurídicas que exercem funções administrativas.
Fonte: https://www.questoesestrategicas.com.br/resumos/ver/conceitos-de-administracao-publica