SóProvas


ID
2929501
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No que concerne ao Balanço Orçamentário, de acordo com a lei 4.320/64 e atualizações, e com interpretação da NCASP, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra E então?

  • Lucas Benedito, ao contrário do que especificou o Riezo Almeida, na verdade são as Receitas Correntes que aumentam as disponibilidades financeiras, por isso a alternativa "E" está errada.

  • GABARITO A

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) – 8ª Edição 

    O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas detalhadas por categoria econômica e origem, especificando a previsão inicial, a previsão atualizada para o exercício, a receita realizada e o saldo, que corresponde ao excesso ou insuficiência de arrecadação. Demonstrará, também, as despesas por categoria econômica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotação inicial, a dotação atualizada para o exercício, as despesas empenhadas, as despesas liquidadas, as despesas pagas e o saldo da dotação. 

  • @casal concurseiro, não é isso não.

    Receitas Correntes: São as receitas orçamentárias que aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias, a fim de se atingirem as finalidades públicas, e que, em geral, provocam efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.

    Receitas de capital: As receitas orçamentárias aumentam as disponibilidades financeiras do Estado e são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentárias, a fim de se atingirem as finalidades públicas e que, em geral, não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.

    O que diferencia é o efeito no PL.