-
NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL
QC11
A informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida (misstating) puder influenciar decisões que os usuários tomam com base na informação contábil-financeira acerca de entidade específica que reporta a informação. Em outras palavras, a materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude, ou em ambos, dos itens para os quais a informação está relacionada no contexto do relatório contábil-financeiro de uma entidade em particular. Consequentemente, não se pode especificar um limite quantitativo uniforme para materialidade ou predeterminar o que seria julgado material para uma situação particular.
-
para os não assinantes
gabarito C
-
Letra C
-
questão mal elaborada.
-
Materialidade =
A informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar o cumprimento do dever de prestação de contas e responsabilização (accountability), ou as decisões que os usuários tomam com
base nas demonstrações contábeis elaboradas para aquele exercício.
-
A questão não ajuda muito, dando a entender que se trata de um principio de auditoria ( temos princípios no que se refere à ética: princípio da objetividade, confidencialidade etc.). A questão, na verdade, deseja saber qual o instituto que afeta os julgamentos, o interesse público, os resultados da auditoria etc. Assim, devemos escolher a “melhor alternativa”, no caso, a materialidade. É a materialidade que é o parâmetro de julgamento de tais questões. Entretanto, materialidade é um conceito indissociável do conceito de RISCO, abrindo possibilidades para marcar também a letra E. Porém, melhor resposta, letra C.
Resposta: C
-
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: ISSAI 100 pg 8 até a 14
Quais são os princípios de auditoria do setor público??
PRINCÍPIOS DE AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO
-->Princípios gerais
- Ética e independência
- Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais
- Controle de qualidade
- Gestão de equipes de auditoria e habilidades
- Risco de auditoria
- Materialidade
- Documentação
- Comunicação
-->Princípios relacionados ao processo de auditoria
- Planejamento da auditoria
- Execução da auditoria
- Relatório e Monitoramento
=-=-=-=
INDO MAIS FUNDO!!
Princípios gerais
Ética e independência
- Os auditores devem cumprir exigências éticas relevantes e ser independentes.
Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais
- Os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, aplicando ceticismo profissional e julgamento profissional e exercendo o devido zelo ao longo de toda a auditoria.
Controle de qualidade
- Os auditores devem realizar a auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade.
Gestão de equipes de auditoria e habilidades
- Os auditores devem possuir ou ter acesso às habilidades necessárias. Os membros da equipe de auditoria devem possuir, coletivamente, o conhecimento, as habilidades e a competência necessários para concluir com êxito a auditoria.
Risco de auditoria
- Os auditores devem gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria. O risco de auditoria é o risco de que o relatório de auditoria possa ser inadequado.
Materialidade
- Os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria.As considerações sobre materialidade afetam as decisões relativas à natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria, e a avaliação dos resultados da auditoria. Essas considerações podem incluir preocupações das partes interessadas2, interesse público, exigências regulatórias e consequências para a sociedade.
Documentação
- Os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.
Comunicação
- Os auditores devem estabelecer uma comunicação eficaz durante todo o processo de auditoria. É essencial que a entidade auditada seja mantida informada de todas as questões relacionadas com a auditoria.