SóProvas


ID
2930521
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao realizar uma visita domiciliar, o(a) Assistente Social se deparou com a seguinte composição familiar: pai, mãe, 5 filhos (todos com idade menor a 12 anos), avós paternos e 2 tios das crianças.
Considerando esse relato hipotético, o(a) Assistente Social deverá indicar em seu relatório de visita domiciliar que se trata de uma família classificada como

Alternativas
Comentários
  • Não sei se concordo muito com isso.;;; pai , mãe e filhos é família natural...Achei mal formulado.

  • família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por outros parentes. Ex: tio, avós, primos

  • FAMÍLIA EXTENSA

    Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    Trata-se de espécie de família natural, em distinção à família substituta.

  • LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

    Seção II

    Da Família Natural

    Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

    Parágrafo único. Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.     (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  Vigência

  • A família natural inclui "descendentes". No enunciado, há tios e avós, o que configura uma família extensa.

  • pois é.. fico na dúvida pq os pais e filhos sao familia natural.. ja avós é extensa.
  • Aquela constituída após o desfazimento de relações passadas, comumente vista nos casos de divórcio, sendo resultado da pluralidade das relações parentais e esclarecido por Maria Berenice Dias (2008, p. 49), a saber:

    “As famílias pluriparentais são caracterizadas pela estrutura complexa decorrente da multiplicidade de vínculos, ambiguidade das funções dos novos casais e forte grau de independência. A administração de interesses visando equilíbrio assume relevo indispensável à estabilidade das famílias. Mas a lei esqueceu delas!”

  • Família pluriparental ou mosaico. Essa nova estrutura familiar é aquela constituída através do matrimônio ou da união de fato de um casal, onde um ou ambos de seus membros possuem filhos advindos de um casamento ou de relações anteriores.

  • A família extensa ou ampliada pode ser definida como aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.

    RESPOSTA: LETRA A