SóProvas


ID
2933242
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 10º Região - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à postura profissional, a relações interpessoais e à comunicação no contexto organizacional, julgue o item que se segue.


Como fatores que podem impulsionar o relacionamento interpessoal, estão: liderança democrática; diálogo; respeito; responsabilidade; assertividade; empatia; e bom humor.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    7.1. Comunicação
    O sistema de comunicação de uma organização é a forma pela qual as informações necessárias ao funcionamento da estrutura organizacional são transmitidas a todos os interessados, e que permite a integração de todos em torno de objetivos comuns. O que comunicar, quem deve comunicar, qual o momento adequado e qual o meio a ser utilizado para comunicar são questões que precisam ser definidas previamente, a fim de que a comunicação possa ser eficaz.
    A comunicação administrativa é responsável pela circulação das informações em uma organização. É um instrumento de coerência e coesão organizacional, que se encontra presente tanto nas instituições públicas quanto nas empresas privadas.
    O Guia Exame (1999) definiu as características da boa comunicação numa organização: são transparentes; são uma via de mão dupla, que funciona com a mesma eficiência de baixo para cima e de cima para baixo; possuem mecanismos formais que facilitam a abertura da comunicação interna; informam os empregados sobre tudo que pode afetar sua vida; informam os empregados sobre fatos que podem mudar a empresa antes que os jornais o façam; formam “embaixadores” da organização, que são verdadeiros multiplicadores dos valores, atividades e produtos da empresa.
    A comunicação interna (ou administrativa) percorre todas as áreas e ajuda a construir a própria cultura e a identidade organizacional, além de facilitar o relacionamento, a interação e a flexibilidade. Contribui para que haja um clima propício e favorável no ambiente de trabalho, reforça a confiança, fortalece o comprometimento das pessoas, e informa os programas e ações a serem executados.
    A comunicação externa é a que torna a empresa conhecida perante o mercado, as instituições e a sociedade. A comunicação institucional (interna ou externa) é a responsável pela formação da imagem pública da instituição e ocorre mediante a divulgação de sua missão, visão, valores e crenças, e filosofias.

    A comunicação pode ser formal ou informal. A formal segue uma hierarquia dentro da empresa, respeitando a administração, os valores existentes e os objetivos estabelecidos (é utilizada para tornar a organização conhecida). A informal não possui regra alguma, passando até mesmo por cima das autoridades constituídas (“rádio corredor”).
    A comunicação apresenta diversos fluxos: horizontal – realizada entre unidades organizacionais diferentes, mas de mesmo nível hierárquico; vertical – realizada entre níveis diferentes dentro da mesma organização, ou em unidades organizacionais em que uma seja superior à outra (matriz x filial); diagonal/transversal – realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes; lateral ocorre entre funcionários/equipes/departamentos distintos; ascendente – ocorre de baixo para cima; descendente – ocorre de cima para baixo.

  • liderança autocrática: O líder é o centro de todas as decisões;

    liderança liberal: Defende total liberdade a equipe;

    liderança democrática: foco no líder e na equipe, incluir nas decisões os liderados com diálogo; respeito; responsabilidade; assertividade; empatia; e bom humor. ;

    liderança visionária: O líder possui visão de futuro;

    liderança situacional: liderança adaptativa no qual o profissional se adequa com mais rapidez, estrategias e inteligência;