SóProvas


ID
2937301
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Responda a questão com base na Lei Orgânica do Município de Abaetetuba, promulgada em 23 de março de 1990 e revisada em 2005.

As atividades da administração pública direta e indireta estarão sujeitas a controle externo e interno, na forma da lei. Sobre o assunto estabelecido nos parágrafos e incisos do artigo 48, analise as afirmações seguintes e marque a única alternativa correta:


I- Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas dos Municípios.

II- O controle externo que incumbe à Câmara Municipal será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas dos Municípios, respeitado o disposto no art. 31 da Constituição Federal.

III- Os Poderes Legislativo e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle externo com a finalidade de avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas do governo e dos orçamentos do Município.

IV- As contas relativas à aplicação de recursos transferidos pela União e Estado serão prestadas na forma da legislação Federal e Estadual em vigor, podendo o Município suplementar essas contas, sem prejuízo de sua inclusão na prestação anual de contas.

Alternativas
Comentários
  • Qualquer cidadão?

  • CF/88:

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

          I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

          II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

          III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

          IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.

      § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

      § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

  • Qual seria o erro do inciso III?

    A questão não fala em "apenas os poderes legislativo e executivo", logo, estaria correta, não?

  • pelo princpio da simetria o item I torna-se correto.

  • Questão deve ser anulada.

    I - Correta. Conforme a Lei Orgânica do Município de Abaetetuba - PA,

    Art. 48 (...)

    § 4◦ - Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas dos Municípios.

    II - Correta. Conforme a Lei Orgânica do Município de Abaetetuba - PA,

    Art. 48. (...)

    § 1◦ - O controle externo que incumbe à Câmara Municipal será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas dos Municípios, respeitado o disposto no art. 31 da Constituição Federal. 

    III - Errada. Conforme a Lei Orgânica do Município de Abaetetuba - PA,

    Art. 48 (...)

    § 2◦ - Os Poderes Legislativo e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    IV - Correta. Conforme a Lei Orgânica do Município de Abaetetuba - PA,

    Art. 48 (...)

    § 7◦ - As contas relativas à aplicação de recursos transferidos pela União e Estado serão prestadas na forma da legislação Federal e Estadual em vigor, podendo o Município suplementar essas contas, sem prejuízo de sua inclusão na prestação anual de contas.

    QUESTÃO DEVERÁ SER ANULADA PELA BANCA

    Gostei (

    7

    )

  • Eu não moro nesse município, mas essa questão deveria ser anulada.

  • A questão foi traíra, colocou texto exato da CF88 (73§2º e ao fim municípios - combinando com o 75) e considerou correta (nao exigindo a literalidade do texto)

    Todavia, logo abaixo, no item III, suprimiu o poder judiciário do texto constitucional, fazendo algo muito parecido com o item I, mas dessa vez considerou como correta (exigindo a literalidade do texto)

    Ao meu ver, e pelas questões que tanto fazemos, ou se segue a literalidade do texto constitucional, ou adota-se a medida de raciocínio sobre a questão.

    Nesse caso ela fez os 2 ao mesmo tempo, o que gerou certa confusão.

  • Qual o erro da proposição II?

  • Assertiva "A" - Correta

    CR/88:

    CAPÍTULO IV

    Dos Municípios

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    (...)

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

    Assertiva "B" - Correta

    CR/88:

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1o O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    Assertiva "c" - ERRADA

    Confiram caput do art. 74, CR/88:

    "Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:"

    Assertiva "D" - ERRADA

    A prestação de contas anual e aquela decorrente de convênios, programas, não se confudem.

    Todo programa e convênio terá prestação de contas que é independente daquela prestada anualmente.

    O TCU dará parecer nas contas do Presidente para que o Congresso Nacional as julgue (art. 71, I, CR/88).

    Quanto a execução de convênios, julgará as contas prestadas, independente de qual ente as executar e as julgará. (art. 71, VI, CR/88)

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Lei Orgânica do Município de Abaetetuba dispõe sobre Administração Pública.

    I- Correta - É o que dispõe o art. 48, § 2º, da Lei Orgânica do Município: "Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas dos Municípios".

    II- Incorreta, de acordo com a banca - No entanto, o item é cópia do art. 48, § 1º, da Lei Orgânica do Município: "O controle externo que incumbe à Câmara Municipal será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas dos Municípios, respeitado o disposto no art. 31 da Constituição Federal".

    III– Incorreta - A Lei orgânica trata sobre o sistema de controle interno. Art. 48, § 2º, da Lei Orgânica do Município: "Os Poderes Legislativo e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas do governo e dos orçamentos do Município; (...)".

    IV- Correta - É o que dispõe o art. 48, § 7º, da Lei Orgânica do Município/88: "As contas relativas à aplicação de recursos transferidos pela União e Estado serão prestadas na forma da legislação Federal e Estadual em vigor, podendo o Município suplementar essas contas, sem prejuízo de sua inclusão na prestação anual de contas".

    O gabarito da questão, de acordo, é a alternativa D (apenas I e IV estão corretos). No entanto, a questão deveria ser anulada, pois o item II está correto.