SóProvas


ID
2938528
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O editor do telejornal da TV Unicamp vetou uma chamada alegando que ela continha um vício de linguagem. A chamada condenada pelo editor foi a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Trata-se da cacofonia.

  • Nunca entendi essas questões de cacofonia e essa mania de condenar todas as junções de palavras que, quando unidas sem pausa para respiração, podem vir a formar outras palavras. Tem que ter a mente muito poluída para ler café em pouca fé, ou porcada em por cada.

  • Vícios de linguagem são palavras ou construções que deturpam, desvirtuam ou dificultam a manifestação do pensamento. Costumam ocorrer por desconhecimento das normas cultas ou por descuido por parte do emissor. Podemos encontra-los na ambiguidade, no gerundismo, vulgarismo, cacofonia, entre outros.

    A) CORRETO. Não há vícios de linguagem.

    B) CORRETO. Não há vícios de linguagem.

    C) CORRETO. Não há vícios de linguagem.

    D) ERRADO. A frase contém cacofonia, que é o encontro ou repetição de fonemas ou sílabas que produzem um som desagradável. Nesse caso, homem de pouCA FÉ.

    E) CORRETO. Não há vícios de linguagem.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • letra d

    É Cacofonia – É o encontro de sílabas que acabam formando sons desagradáveis (homem de pouCA FÉ) Assim como a ambiguidade, o eco, a colisão e o plebeísmo, a Cacofonia é um Vício de Linguagem. Por exemplo: Por cada = “porcada”.