Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao uso de siglas nas redações oficiais.
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República,
Para padronizar o uso de siglas e acrônimos nos atos normativos, serão adotados os conceitos sugeridos pelo Manual de Elaboração de Textos da Consultoria Legislativa do Senado Federal (1999), em que:
a) sigla: constitui-se do resultado das somas das iniciais de um título; e
b) acrônimo: constitui-se do resultado da soma de algumas sílabas ou partes dos vocábulos de um título.
A partir da afirmação acima, vamos à análise das alternativas a fim de identificar qual é a que completa o enunciado.
a) A sigla IBGE está grafada corretamente, pois é a soma das iniciais de um título. O ponto final apresentado não é simplesmente para finalizar a sigla, mas para encerrar o período, que foi iniciado no enunciado da questão.
b) "Ascom" não é uma sigla, mas um acrônimo, conforme a distinção apresentada acima. Dessa forma, já é possível verificar que esta alternativa não responde esta questão.
c) A sigla SIM está grafada corretamente, pois é a soma das iniciais de um título. O ponto final apresentado não é simplesmente para finalizar a sigla, mas para encerrar o período, que foi iniciado no enunciado da questão.
d) De acordo com o MRPR, as siglas e os acrônimos devem ser escritos no mesmo corpo do texto, sem o uso de pontos intermediários ou finais. Portanto, devido aos pontos intermediários entre as letras da sigla O.M.S, é possível identificar que esta é a alternativa incorreta, ou seja, a que complementa a afirmação presente no enunciado.
Gabarito: Letra D