-
Estilos de liderança:
Autocrática/coercitiva: Só o líder tem vez e voz. (muito encontrado em estruturas lineares) tipo de líder mais produtivo.
Democrática: O líder escuta seus subordinados para que se tenha uma tomada de decisões.
Liberal: O líder confia em seus funcionários, acredita que eles já sabem o que fazer sem precisar direcioná-los. Liderança mais improdutiva.
Situacional: O líder assumi diferentes padrões de liderança de acordo com a situação. (usa-se muito analise de cenários)
-
O estilo de liderança no qual o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, é conhecido como:
RESPOSTA: Autocrática
ESTILO DE LIDERANÇA: AUTOCRÁTICA:
ênfase nas tarefas;
centralizador/autoritário/rígido;
o que produz mais resultados;
só o líder tem vez e voz.
-
Estilo autocrático.
só o líder tem vez e voz.
-
Gabarito D
TIPOS DE LÍDER
Autocrático: o líder centralizar as decisões e impor suas ordens ao grupo.
Democrático: o líder toma as decisões em conjunto com liderados. PRESENÇA DOS LÍDER
Liberal: total liberdade aos liderados para a tomada de decisão. SEM A PRESENÇA DO LÍDER
-
Gabarito''D''.
Autocrática=>O estilo de liderança no qual o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo,
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
-
Gabarito: D
-
GABARITO: LETRA D
1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o cofundador da Apple, Steve Jobs.
2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.
3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.
FONTE: QC
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria dos estilos de liderança. A alternativa a ser marcada deve conter o estilo de liderança no qual o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo.
Os estilos são determinados a partir da observação do comportamento e atitudes do líder, o que ele faz e como ele age (Paludo, 2020). Diante disso, os estilos podem ser:
Liderança autocrática – Focado no líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.
Esse estilo pode ser subdividido em:
- Benevolente: é aquele em que o líder possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
- Coercitivo: neste, o líder não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.
Na liderança autocrático, as críticas e elogios acontecem de modo individual.
Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:
- Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
- Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.
No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.
Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível. Os liderados possuem total liberdade para tomas as decisões.
Tendo visto as alternativas, concluímos que a alternativa "D" é a correta, liderança autocrática.
GABARITO: D
Fontes:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.