SóProvas


ID
2940205
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Conforme a Norma Regulamentadora nº 17, a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados deve ser monitorada para evitar a síndrome do edifício:

Alternativas
Comentários
  • 4.3. Para a prevenção da chamada “síndrome do edifício doente”, devem ser atendidos: 

    a) o Regulamento Técnico do Ministério da Saúde sobre “Qualidade do Ar de Interiores em Ambientes Climatizados”, com redação da Portaria MS n.º 3.523, de 28 de agosto de 1998 ou outra que a venha substituir;

    b) os Padrões Referenciais de Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados artificialmente de uso público e coletivo, com redação dada pela Resolução RE n.º 9, de 16 de janeiro de 2003, da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ou outra que a venha substituir, à exceção dos parâmetros físicos de temperatura e umidade definidos no item 4.2 deste Anexo;

    c) o disposto no item 9.3.5.1 da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 9). 

     

  • Síndrome do Edifício doente é quando você ta bem fora dele, e dentro dele você fica mal... ao sair dele você tende a melhorar... cuidado para não confundir com outro que causa doenças.

  • C - “síndrome do edifício doente”

  • A síndrome do edifício doente foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1982, após a comprovação de que a morte de 34 pessoas e a constatação de que 182 casos de contágio com a bactéria denominada Legionella pneumophila foram ocasionados pela contaminação do ar interno de um hotel na Filadélfia.

  • síndrome do edifício doente se refere à relação de causa e efeito das condições de um ambiente interno e a agressão à saúde dos ocupantes, com fontes poluentes de origem física, química ou biológica. Um edifício é considerado doente quando cerca de 20% de seus ocupantes apresentam problemas de saúde associados à permanência em seu interior. Sintomas relacionados com a construção podem ter um impacto substancial sobre a saúde.