-
Gabarito B
O efeito halo consiste em tirar conclusões de uma pessoa com características distintas, criando estereótipos. Esta é uma situação que acontece com muita frequência no ambiente organizacional, especialmente durante processos de seleção ocupar determinado cargo: em geral, o selecionador costuma olhar pelo lado que mais chamou sua atenção. Se o efeito for positivo, então ele simpatizou com o candidato e inconscientemente irá favorece-lo na seleção. Se acontece o oposto, ele simplesmente será descartado por qualquer motivo.
-
"Ocorreu" generalizações? Nossa mãe...
-
Q836528
Ano: 2017 Banca: FGV Órgão: TRT - 12ª Região (SC) Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
Os processos de avaliação de desempenho humano são sujeitos a distorções que podem impedir que eles atinjam a eficácia pretendida. Um dos problemas mais comuns ocorre quando a avaliação do funcionário em determinado item influencia sua avaliação nos demais – ou seja, se o avaliado recebe do avaliador “bom” em determinado item da avaliação, recebe “bom” nos demais itens.
Essa distorção é conhecida como:
a)efeito halo; (GABARITO)
Aproveitando, para lembrar o efeito HORN, que é o inverso. Vejam uma questão:
(Q968765) Considere que tenha sido efetuada a avaliação de desempenho de determinada equipe da AFAP, procedida por um avaliador independente contratado para essa finalidade. Ocorre que, entregues os resultados, constatou-se que, em relação a alguns avaliados, o resultado apresentado mostrou-se distorcido em função da generalização de um aspecto negativo observado pelo avaliador para todos os demais aspectos avaliados. Tal circunstância
e) configura um vício de avaliação comumente apontado pela literatura, denominado “efeito Horn”. (GABARITO)
Ou seja, ambos há vício proveniente da generalização, porém o efeito HALO generaliza para BOM; e o efeito HORN, para ruim.
-
Há generalizações na avaliação do indivíduo:
EFEITO HALO: POSITIVO
EFEITO HORN: NEGATIVO
-
Boa questão, instrutiva, mas...não está mal classificada? O filtro de questões está confuso.
-
MACETE:
EFEITO HALO: POSITIVO
EFEITO HORN: NEGATIVO
-
Filtro confuso, questão de Avaliação de Desempenho - Gestão de Pessoas
-
Gabarito B
É a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário.
-
A) Os avaliadores deixaram que suas preferências ou antipatias comprometessem o resultado final.
Falsidade
B) Ocorreu generalizações por parte dos avaliadores em relação a um aspecto do avaliado que se sobressaiu aos demais aspectos afetando todo o conjunto dos demais tópicos avaliados.
Efeito Halo (positivo) ou Efeito Horn (negativo)
C) Ocorreu a aplicação de critérios excessivamente rigorosos de avaliação, comprometendo o resultado final pelo excesso de rigor.
Excesso de Rigor
D) Os avaliadores não quiseram se indispor com os servidores apresentando resultados medianos e neutros, deixando de apontar as reais deficiências dos avaliados.
Tendência Central
E) Os avaliadores limitaram-se apenas aos resultados recentes dos avaliados, deixando de considerar sua atuação e trajetória ao longo do tempo.
Efeito de recenticidade
-
LETRA B
-
LETRA B
-
-
Letra A: A assertiva trouxe o conceito do erro de tendenciosidade.
Letra B: A assertiva trouxe, corretamente, o conceito do Efeito Halo.
Letra C: A assertiva trouxe o conceito do erro de excesso de rigor.
Letra D: A assertiva trouxe o conceito do erro de tendência central.
Letra E: A assertiva trouxe o conceito do erro de recência (imediatismo)